Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Marcele | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6844-6525 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 | - |
Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Adriana Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1725-6307 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1393224739848502 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontana, Angela Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4330-9222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9183452778969266 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Marcele | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6844-6525 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 | - |
Autor(es): dc.creator | Felipes, Mateus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:49:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:49:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102414 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Contexto realístico e planilhas eletrônicas no ensino de sequência numérica | - |
Descrição: dc.description | This research in its development elaborated, applied and analyzed tasks with realistic contexts and that use electronic spreadsheets as a technological resource for the teaching and learning process of numerical sequences. The tasks were applied to students enrolled in the 1st grade of high school. The research is based on the principles of Realistic Mathematics Education, on mathematical experimentation and on thinking-with-technology. This is a qualitative research with an interpretative nature in which two iteration cycles of the Development Research (Design Research) were used for preparation, teaching experience and retrospective analysis. Two of the tasks were described and analyzed from excerpts of dialogues and students' productions, evidencing a classroom organization in which students assume the role of protagonist and the teacher assumes the position of the one who guides and guides the learning process that happens from dealing with contextualized tasks. Electronic spreadsheets proved to be a suitable resource for teaching and learning in a realistic context of tasks. The final version of the process resulted in five mathematical tasks, all of which work with the concept of numerical sequence, with different objectives and contents. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa em seu desenvolvimento elaborou, aplicou e analisou tarefas com contextos realísticos e que utilizam planilhas eletrônicas enquanto recurso tecnológico para o processo de ensino e aprendizagem de sequências numéricas. As tarefas foram aplicadas a alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se nos princípios da Educação Matemática Realística, na experimentação matemática e no pensar-com-tecnologia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo em que se utilizou de dois ciclos de iteração da Pesquisa de Desenvolvimento (Design Research) para preparação, experiência de ensino e a análise retrospectiva. Duas das tarefas foram descritas e analisadas a partir de trechos de diálogos e produções dos alunos, evidenciando uma organização de sala de aula em que os alunos assumem o papel de protagonista e o professor assume a posição daquele que guia e orienta o processo de aprendizagem que acontece a partir do lidar com tarefas contextualizadas. As planilhas eletrônicas mostraram-se um recurso propicio para o ensino e aprendizagem em um contexto realístico de tarefas. A versão final do processo resultou em cinco tarefas matemáticas, todas trabalham com o conceito de sequência numéricas, com objetivos e conteúdos distintos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequências (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planilhas eletrônicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequences (Mathematics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Problems, exercises, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic spreadsheets | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas | - |
Título: dc.title | Teaching numerical sequences according in the of RME: a proposal that involves realistic context and electronic spreadsheets | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: