Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTavares, Marcele-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656-
Autor(es): dc.contributorBorssoi, Adriana Helena-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502-
Autor(es): dc.contributorFontana, Angela Marques-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-4330-9222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9183452778969266-
Autor(es): dc.contributorTavares, Marcele-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656-
Autor(es): dc.creatorFelipes, Mateus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:49:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:49:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102414-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Contexto realístico e planilhas eletrônicas no ensino de sequência numérica-
Descrição: dc.descriptionThis research in its development elaborated, applied and analyzed tasks with realistic contexts and that use electronic spreadsheets as a technological resource for the teaching and learning process of numerical sequences. The tasks were applied to students enrolled in the 1st grade of high school. The research is based on the principles of Realistic Mathematics Education, on mathematical experimentation and on thinking-with-technology. This is a qualitative research with an interpretative nature in which two iteration cycles of the Development Research (Design Research) were used for preparation, teaching experience and retrospective analysis. Two of the tasks were described and analyzed from excerpts of dialogues and students' productions, evidencing a classroom organization in which students assume the role of protagonist and the teacher assumes the position of the one who guides and guides the learning process that happens from dealing with contextualized tasks. Electronic spreadsheets proved to be a suitable resource for teaching and learning in a realistic context of tasks. The final version of the process resulted in five mathematical tasks, all of which work with the concept of numerical sequence, with different objectives and contents.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa em seu desenvolvimento elaborou, aplicou e analisou tarefas com contextos realísticos e que utilizam planilhas eletrônicas enquanto recurso tecnológico para o processo de ensino e aprendizagem de sequências numéricas. As tarefas foram aplicadas a alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se nos princípios da Educação Matemática Realística, na experimentação matemática e no pensar-com-tecnologia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo em que se utilizou de dois ciclos de iteração da Pesquisa de Desenvolvimento (Design Research) para preparação, experiência de ensino e a análise retrospectiva. Duas das tarefas foram descritas e analisadas a partir de trechos de diálogos e produções dos alunos, evidenciando uma organização de sala de aula em que os alunos assumem o papel de protagonista e o professor assume a posição daquele que guia e orienta o processo de aprendizagem que acontece a partir do lidar com tarefas contextualizadas. As planilhas eletrônicas mostraram-se um recurso propicio para o ensino e aprendizagem em um contexto realístico de tarefas. A versão final do processo resultou em cinco tarefas matemáticas, todas trabalham com o conceito de sequência numéricas, com objetivos e conteúdos distintos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectSequências (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercícios-
Palavras-chave: dc.subjectPlanilhas eletrônicas-
Palavras-chave: dc.subjectSequences (Mathematics)-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Problems, exercises, etc-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic spreadsheets-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleEnsino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas-
Título: dc.titleTeaching numerical sequences according in the of RME: a proposal that involves realistic context and electronic spreadsheets-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.