
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vicentin, Ivan Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Trevisan, Rosel Garcez | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:49:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:49:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/632 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102379 | - |
| Descrição: dc.description | Due to the current social demands, citizens started to question the public management actions towards the existing social gaps. In the present context, public policies need to be more effective and efficient. As projects are integral parts to determine how public policies are implemented, nowadays organizations are increasingly seeking efficiency when managing projects because they are aware that it will improve their performance. The present study aims at identifying the relationship between the maturity level of the Health and Education Municipal Departments and the municipal public policy performance of these areas in the state of Paraná. From 1990 on, models of project management maturity assessment emerged as a result of the increasing popularization of such practice and project importance within organizations. Our research used the Project Management Maturity Model (MMGP) and we identified a positive relationship between project management maturity level and municipal performance in the health and education areas through a field research. This positive relationship implies that the higher the project management maturity level is, the better the municipal performance will be. Thus, we show that efficient and effective project management provides a better organizational performance. | - |
| Descrição: dc.description | As atuais demandas sociais tornaram o cidadão mais exigente em relação às ações dos gestores públicos, e em como estes estão atuando para atender às lacunas sociais existentes. Nesta conjuntura, o desempenho das políticas públicas precisa ser mais eficiente e eficaz. Projetos fazem parte das formas como as políticas públicas são implementadas. E, como atualmente as organizações estão cada vez mais atentas em buscar eficiência no gerenciamento de seus projetos, por entenderem que isto trará uma melhoria em termos de desempenho, este estudo tem por objetivo identificar a relação existente entre o nível de maturidade no gerenciamento de projetos das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação do Estado do Paraná e o desempenho municipal das políticas públicas nessas áreas. Modelos de avaliação de maturidade em gerenciamento de projetos surgiram a partir da década de 1990, resultantes da crescente popularização desta prática e da importância que os projetos representam para as organizações. O modelo adotado nesta pesquisa é o Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos (MMGP). E, por meio da pesquisa de campo realizada junto às referidas secretarias foi possível identificar uma relação positiva entre o nível de maturidade em gerenciamento de projetos e o desempenho municipal nas áreas de saúde e educação. Esta relação positiva implica que quanto maior o nível de maturidade em gerenciamento de projetos, melhor é o desempenho municipal. Desta forma, demonstra-se que o gerenciamento eficiente e eficaz de projetos viabiliza um melhor desempenho organizacional. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração de projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Maturidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desempenho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração municipal - Paraná - Estudo de casos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Project management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adulthood | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perception | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Municipal government - Paraná - Case studies | - |
| Título: dc.title | Relação entre o nível de maturidade em gerenciamento de projetos e o desempenho das políticas públicas municipais: um estudo da percepção dos secretários de educação e saúde dos municípios do Estado do Paraná | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: