Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Bernardon, Dayse Grassi | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Márcia Aparecida Stumpf | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:48:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:48:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26823 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102331 | - |
Descrição: dc.description | The present study sought to observe in the context of a regular classroom Vygotsky’s assumptions about affectivity as a non-material tool for learning and inclusion in the elementary school stage I. The methodology used is participatory research, in its natural form, due belonging to the investigated group. The results indicate that mediation is essential in the development of the individual's potential that the environment offers. This mediation that uses affection as a non-material tool can enhance learning and inclusion. Thus, it is understood that affectivity and cognition are interdependent. In other words, affectivity can be a pedagogical tool. With this, there is a triad between mediation and affectivity and inclusion, which together provide the realization of the right to inclusion and learning for all citizens in democratic societies. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo buscou observar no contexto de uma sala de aula regular os pressupostos de Vigotski acerca da afetividade enquanto ferramenta não material para a aprendizagem e a inclusão na etapa de Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada é a observação participante com estudo de caso. Os resultados apontam que a mediação é imprescindível no desenvolvimento das potencialidades do indivíduo que o meio oferece. Essa mediação que utiliza da afetividade enquanto ferramenta não material pode potencializar a aprendizagem e a inclusão. Dessa forma, entende-se que a afetividade e a cognição são interdependentes. Ou seja, a afetividade pode ser uma ferramenta pedagógica. Com isso, há uma tríade entre a mediação e afetividade e inclusão, que juntas proporcionam a efetivação do direito a inclusão e a aprendizagem a todos os cidadãos nas sociedades democráticas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria social cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação afetiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social cognitive theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affective education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Afetividade em Vigotski: ferramenta não material para aprendizagem e inclusão | - |
Título: dc.title | Affection in Vygotsky: a non-material tool for learning and inclusion | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: