
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Freitas, Mário Sérgio Teixeira de | - |
| Autor(es): dc.creator | Thomazini, Mauricio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:48:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:48:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-06-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-06-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/843 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102329 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha: Um novo olhar para o desenvolvimento dos conceitos de divisão celular: trabalhando as relações de complexidade e racionalidade na aprendizagem | - |
| Descrição: dc.description | In this work, some were known possibilities of connecting several contents that are involved in the undergraduate formation in the teaching of Biology, all of them related to the concept of cell division. Out of data that were provided by students of last year of licentiate in Biology at Universidade Federal do Paraná (Brazil), as well as official documents referring to the curriculum of this course, we identified the presence of specific relationships of complexity and rationality. In the context of the description introduced by E. Morin, we constructed a model for a complex network of knowledge, making evident the possible connections between contents which belong to different disciplines of this course. As our final product, we structured a didactic unit that consists in five classes, exemplifying the analyzed relationships, with the aim of facilitating the learning-education process. | - |
| Descrição: dc.description | Nesta dissertação, foram conhecidas algumas possibilidades de articulação entre os diversos conteúdos envolvidos na formação de professores de Biologia, tendo todos eles uma ligação com o conceito de divisão celular. A partir de dados fornecidos por acadêmicos do último ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná e de documentos referentes ao currículo deste curso, foi identificada a presença pontual de relações de complexidade e racionalidade. No contexto da descrição de E. Morin, foi elaborado o modelo de uma rede complexa de conhecimentos, evidenciando possíveis conexões entre conteúdos presentes em diferentes unidades curriculares do núcleo básico do referido curso. Como produto final, foi estruturada uma unidade didática constituída por cinco aulas, exemplificando as relações analisadas, com o intuito de facilitar o processo ensino-aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Complexidade (Filosofia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Currículos - Análise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Complexity (Philosophy) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biology - Curricula - Analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
| Título: dc.title | Algumas relações de complexidade e racionalidade, em torno do conceito de divisão celular | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: