Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fujii, Rosangela Araujo Xavier | - |
Autor(es): dc.contributor | Fochezatto, Camila Beatriz Kummer | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Dejane Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Fujii, Rosangela Araujo Xavier | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Diana Kochem da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:48:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:48:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30747 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102180 | - |
Descrição: dc.description | On December 31, 2019, the emergence of a new coronavirus was announced to the World Health Organization (WHO). remote centers, initiating the adaptation to a new educational process. The State of Paraná, through Decree No. 4,230, of March 16,2020, suspended face-to-face n classes in public and private schools , entities associated with the State and universities. Thus authorizing in basic education, the performance of non-face-to-face activities via printed or online guidelines .The objective of this work was to analyze how scientific dissemination was used in the video lessons of the Science discipline, available on the Aula Paraná website. This work was conducted through a qualitative approach, since the data are obtained through the researcher'sdirect relationship with the studied object. Aula Paraná was created as an emergency measure to continue the school calendar in the face of the Covid-19 pandemic, however, even though classes have returned to face-to-face classes, the website continues to be used by teachers, who receive content and planning of lessons prepared and catalogued | - |
Descrição: dc.description | Em 31 de dezembro de 2019 foi anunciado à Organização Mundial de Saúde(OMS) o surgimento de um novo coronavírus. Com a chegada da pandemia e com as recomendações da OMS, todas as instituições de ensino consentiram e interromperam suas atividades presenciais e se adequaram aos atendimentos remotos, iniciando a adaptação para um novo processo educativo. O Estado do Paraná, por meio do decreto n° 4.230, de 16 de março de 2020, suspendeu as aulas presenciais em escolas públicas e privadas, entidades conveniadas com o estado e universidades .Autorizando assim na educação básica, a realização de atividades não presenciais via orientações impressas ou on-line. O objetivo deste trabalho foi analisar como a Divulgação Científica foi empregada nas video aulas da disciplina de Ciências, disponibilizadas no site Aula Paraná. Este trabalho foi conduzido através de uma abordagem qualitativa, uma vez que os dados são obtidos mediante a relação direta da pesquisadora com o objeto estudado. O Aula Paraná foi criado como medida emergencial para dar sequência ao calendário letivo frente a pandemia da Covid-19,porém, mesmo com o retorno das aulas presenciais, o site continua a ser usado pelos professores, os quais recebem encontram o conteúdo e planejamento de aulas preparado e catalogados | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Santa Helena | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de ponta e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 Pandemic, 2020- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | High technology and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Divulgação científica no "Aula Paraná" | - |
Título: dc.title | Scientific dissemination in “Aula Paraná” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: