Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amstel, Frederick Marinus Constant Van | - |
Autor(es): dc.contributor | Amstel, Frederick Marinus Constant Van | - |
Autor(es): dc.contributor | Mazzarotto Filho, Marco André | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Cayley | - |
Autor(es): dc.creator | Kutiski, Camila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:48:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:48:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35872 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102177 | - |
Descrição: dc.description | Design initially emerged with a focus on creating and improving products for industry, but it has been increasingly used in areas of strategy for solving complex problems in various sectors through tools and design processes. Although such tools are primarily developed to generate innovations and products aimed at the market, previous research has shown that design processes can also contribute to solving social issues and improving the quality of life of the population involved, when applied in the social sphere. In view of this, this work proposes a new approach, Conscious Design, to contribute to strengthening the design autonomy of a third sector organization that deals with the care of children and women in vulnerable situations in the city of Curitiba. | - |
Descrição: dc.description | O design surgiu inicialmente com foco na criação e melhoria de produtos para indústria, porém tem sido utilizado cada vez mais em áreas de estratégia para a solução de problemas complexos em diversos setores através de ferramentas e processos de design. Embora tais ferramentas sejam desenvolvidas primariamente para gerar inovações e produtos voltados ao mercado, pesquisas anteriores têm demonstrado que processos de design também podem contribuir na resolução de questões sociais e na melhoria da qualidade de vida da população envolvida, quando aplicados no âmbito social. Diante disso, este trabalho propõe uma nova abordagem, o Design Consciente, para contribuir com o fortalecimento da autonomia projetual de uma organização do terceiro setor que lida com o acolhimento de crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade na cidade de Curitiba. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de produto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technological innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Product design | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Do design difuso ao design consciente: fortalecendo a autonomia projetual em uma organização do terceiro setor | - |
Título: dc.title | From diffuse design to conscious design: strengthening design autonomy in a third sector organization | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: