
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Negrelli, Leônia Gabardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Negrelli, Leônia Gabardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Joucoski, Emerson | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Rita Zanlorensi Visneck | - |
| Autor(es): dc.creator | Goulart, Janayna da Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:48:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:48:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30265 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102162 | - |
| Descrição: dc.description | This final paper addresses possibilities for the use of mathematical modeling as a teaching and learning strategy in the subject of Theoretical Physics 1, present in the curriculum of the Mathematics Degree course at the Federal Technological University of Paraná, campus Curitiba. The main objective was to investigate possibilities for carrying out mathematical modeling activities that allow the approach of contents present in the curriculum of that discipline, in order to contribute to the formation of a Mathematics teacher in the face of the current demands of Basic Education, in a special way, to those related to interdisciplinary approaches of study topics. After a theoretical study about modeling in the context of basic education and teacher training, and choice of topics related to physics with potential to be approached via modeling in the classroom, possibilities of modeling experiences in initial teacher training were described, understanding that a re-reading consolidated practices in certain disciplines is an opportune way to improve the process of initial teacher education. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso aborda possibilidades para o uso de modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina de Física Teórica 1, presente na matriz curricular do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba. O objetivo principal foi investigar possibilidades para a realização de atividades de modelagem matemática que permitam a abordagem de conteúdos presentes na ementa da referida disciplina, de modo a contribuir para a formação de um professor de Matemática frente às demandas atuais da Educação Básica, de modo especial, àquelas relacionadas a abordagens interdisciplinares de temas de estudo. Após um estudo teórico acerca da modelagem no contexto da educação básica e da formação de professores, e escolha de temas relacionados à física com potencial para abordagem via modelagem na sala de aula, foram descritas possibilidades de vivências de modelagem na formação inicial de professores, compreendendo que uma releitura de práticas consolidadas em determinadas disciplinas são uma via oportuna para o aperfeiçoamento do processo de formação inicial de professores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teachers - Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Título: dc.title | Modelagem matemática e física teórica na formação de professores de matemática | - |
| Título: dc.title | Mathematical modeling and theoretical physics in mathematics teacher education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: