Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Adriana Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1393224739848502 | - |
Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Adriana Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1393224739848502 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Barbara Nivalda Palharini Alvim | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5567036140487734 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4960826662569812 | - |
Autor(es): dc.creator | Tonin, Eduardo Cesar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:48:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:48:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34366 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102118 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional: "Atividades de Modelagem Matemática com análise de modelos para o ensino médio" | - |
Descrição: dc.description | This research, conducted within the scope of the Graduate Program in Mathematics Education at the Federal University of Technology - Paraná, adopts the approach of Mathematical Modeling and Model Analysis as a pedagogical alternative to investigate how students analyze and critically evaluate mathematical models. For this purpose, three mathematical modeling activities were planned and implemented in which 3rd-year high school students collected data through experimentation and the availability of digital technologies. The analysis of the data collected from the development of one of the activities was carried out using a qualitative approach based on Content Analysis. The discussion of the results was based on three categories of analysis: teacher intervention, resources used, and manipulation and experimentation, arising from the analysis and coding of the data collected by the researcher. The synergy between the two pedagogical alternatives—Mathematical Modeling and Model Analysis—was evident, enhancing the analysis and critical evaluation of the studied mathematical models. The analysis shows that students were engaged in developing a mathematical model, analyzing it, comparing it with a classical model from the literature, and refining it, which allowed them to study new mathematical content and give more meaning to the mathematics learned in the classroom. An important outcome of the research is the Educational Product "Mathematical Modeling Activities with Model Analysis for High School," which consists of a website aimed at guiding Mathematics teachers and related fields, providing Mathematical Modeling activities with an emphasis on Model Analysis. The material aims to offer students the opportunity to apply their knowledge in everyday situations, critically evaluating mathematical models and highlighting their potentialities and limitations. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, adota a abordagem da Modelagem Matemática e Análise de Modelos como uma alternativa pedagógica para investigar como os alunos analisam e avaliam criticamente modelos matemáticos. Para este fim, foram planejadas e implementadas três atividades de modelagem matemática em que alunos do 3º ano do Ensino Médio coletaram dados a partir da Experimentação e disponibilidade de tecnologias digitais. A análise dos dados coletados do desenvolvimento de uma das atividades foi analisada a partir de uma abordagem qualitativa fundamentada na Análise de Conteúdo. A discussão dos resultados se deu a partir de três categorias de análise: intervenção do professor, recursos utilizados e manipulação e experimentação, decorrentes da análise e codificação dos dados coletados pelo pesquisador. Ficou evidente a sinergia existente entre as duas alternativas pedagógicas: Modelagem Matemática e Análise de Modelos potencializando a análise e avaliação crítica dos modelos matemáticos estudados. A análise mostra que os alunos se envolveram de modo a desenvolver um modelo matemático, analisá-lo, compará-lo com um modelo clássico da literatura e refiná-lo, o que possibilitou estudar novos conteúdos matemáticos e dar mais significado a matemática aprendida em sala de aula. Um importante resultado da pesquisa é o Produto Educacional “Atividades de Modelagem Matemática com Análise de Modelos para o Ensino Médio”, que consiste em um site destinado a orientar professores de Matemática e áreas afins fornecendo atividades de Modelagem Matemática com ênfase na Análise de Modelos. O material tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em situações do cotidiano, avaliando criticamente os modelos matemáticos e evidenciando suas potencialidades e limitações. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school students | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Análise de modelos em atividades de modelagem matemática com alunos do ensino médio | - |
Título: dc.title | Model analysis in Mathematical Modeling activities with high school students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: