
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Stela, Maria Lúcia Magalhães | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:48:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:48:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20714 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102075 | - |
| Descrição: dc.description | The present inquiry presents an analysis on the teaching of reading in the first cycle of the basic teaching. The reading must be a significant process of apprenticeship that makes possible to the child the construction and development of the knowledge. While boarding the teaching of reading, It was considered its importance. For so much, there was the need of theoretical foundations in some authors, whose studies are relevant to the subject open to question. The public contributory to accomplishment such job, were the students and teacher of Second year initial sprees of elementary teaching hall school Doutor Germano Norberto Rudner and also, the students and teacher of Second year initial sprees of elementary teaching hall school Rui Barbosa. Disposing of the practices of supervised traineeship of the 3rd year of pedagogy, It was used the methodologies of field work for a quantitative and qualitative approach through observations in classroom. The questionnaires directed to the teachers had since objective gathered informations referring to his conceptions, interventions and pedagogic practices for the teaching of reading. Therefore, It aimed to find also possible traces that could contribute to the understanding what concerns pupils who keep on presenting, in the next series of the basic teaching, difficulties in the reading and in the writing. | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa apresenta uma análise sobre o ensino de leitura no primeiro ciclo do ensino fundamental. A leitura deve ser um processo de aprendizagem significativo que possibilite à criança a construção e desenvolvimento do conhecimento. Ao abordar o ensino de leitura, considerou-se sua importância. Para tanto, houve a necessidade de embasamentos teóricos em alguns autores, cujos estudos são pertinentes ao assunto em questão. O público contribuinte para a realização desse trabalho foram os alunos e a professora do 2º ano das séries iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Doutor Germano Norberto Rudner e os alunos e a professora do 2º ano das séries iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Rui Barbosa. Contando com as práticas de estágio supervisionado do 3º ano de pedagogia, utilizou-se as metodologias de pesquisa de campo para uma abordagem quantitativa e qualitativa por meio de observações em sala de aula. Os questionários direcionados às professoras tiveram por objetivo colher informações referentes às suas concepções, intervenções e práticas pedagógicas para o ensino de leitura. Objetivou-se também encontrar possíveis pistas que possam contribuir para o entendimento no que diz respeito a alunos que continuam apresentando, nas séries seguintes do ensino fundamental, dificuldades na leitura e na escrita. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aquisição de linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Livros e leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language acquisition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Development reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Children - Books and reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | Práticas de leituras nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: