
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wrasse, Carlos Laercio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Wrasse, Carlos Laercio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Janete Santa Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Teluski, Marcela Lúcia Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:48:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:48:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21069 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102069 | - |
| Descrição: dc.description | This paper set up by studying the possibility of joining the computer to the teaching of the discipline of history in the context of Colégio X, for the classes of 6th and 7th grade of elementary school. The investigation guided in making a verbal interview with the teacher of matter and observation of classes in the computer lab, checking how the research activities in the history area were carried by the teacher and realized by students. This study aimed to verify if there was an elementary use of information technologies in the teaching context and that the computers were characterized as an effective pedagogical tool for learning, which was, in fact, the purpose of this analysis. However, it is concluded that, unfortunately, the computer has been used even incidental manner in the teaching of history, due to problems such as the socioeconomic aspects of the students, the lack of preparation of teachers and the teaching staff and the lack of maintenance and appropriate number of computers in the laboratory. This monograph was also timely because, by recurring to the bibliography for structuring the theoretical part, there was restricted literary framework of actual practices on how to integrate information technology to teaching history. This requires the need of the enterprise, for areas such as Systems Development, for example, initiatives of this nature, which would have facilitated the training of teachers and the process of teaching and learning in general. For the design of this monograph was by reference to theoretical studies as Kincheloe (1997), Lucena and Fuks (2000), Moura (2009) and others. | - |
| Descrição: dc.description | Esta monografia configurou-se pelo estudo da possibilidade de união da informática ao ensino da disciplina de História, no contexto do Colégio X, para as a turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. A investigação pautou-se na realização de uma entrevista verbal com a professora da matéria e na observação das aulas no laboratório de informática, averiguando como atividades de pesquisa na área de História eram veiculadas pela docente e realizadas pelos estudantes. Esta pesquisa objetivou verificar se havia um uso elementar das tecnologias de informação neste contexto de ensino e se os computadores caracterizavam-se como ferramenta pedagógica efetiva para a aprendizagem, o que era, na realidade, o objetivo desta análise. No entanto, conclui-se que, infelizmente, a informática tem sido usada de forma ainda acessória no ensino de História, em função de problemas como os aspectos socioeconômicos dos alunos, a falta de preparo dos professores e da equipe pedagógica e a falta de manutenção e número adequado de computadores no laboratório. Esta monografia foi oportuna ainda, pois, pela recorrência à bibliografia para a estruturação da parte teórica, observou-se o restrito arcabouço literário de práticas reais sobre como integrar informática ao ensino de História. Isto demanda a necessidade do empreendimento, por áreas como a de Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, de iniciativas desta natureza, o que auxiliaria a formação de professores e o processo de ensino-aprendizagem, de modo geral. Para a concepção desta monografia recorreu-se aos estudos de teóricos como Kincheloe (1997), Lucena e Fuks (2000), Moura (2009) e outros. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa histórica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology and children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Communication and technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History - Research | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Unindo a informática à aula de história | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: