Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bassan, Julio Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6910-9077 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1013760279588814 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bassan, Julio Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6910-9077 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1013760279588814 | - |
Autor(es): dc.contributor | Shmeil, Marcos Augusto Hochuli | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2832-2744 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9063492271299641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Faria, Rubens Alexandre de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3343221563536802 | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Lorena Vedovato de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:48:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:48:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30300 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102062 | - |
Descrição: dc.description | Technology in a disruptive way is changing all scientific scenarios and professional performances. Therefore, in addition to understanding the relationships of phenomena, and how they are slightly interconnected, contemporary sciences and professions must apply their knowledge in the most diverse technologies, with the aim of making them more applicable and cohesive. In this sense, artificial intelligence presents itself as an instrument that can assist in the performance in the world of work. The relationship of different characteristics of the human personality, and the functioning of the mind, are studied and measured by Psychology, which, like other sciences, seeks technology as a subterfuge to articulate more assertive tools and make the performance more consolidated. Faced with the phenomena of Artificial Intelligence and Psychology, the present work seeks to understand how the use of Artificial Intelligence can actively help in the praxis of Psychologists. Especially, in this work, the expert system SINTA is used, to present spheres of the measurement of anxiety, as well as the resulting factor of the evaluation. It is then sought to reduce human interference to ensure a more accurate process and highlight the relevance of the use of AI Technology in favor of the practice of Psychologist. | - |
Descrição: dc.description | A tecnologia de maneira disruptiva está modificando todos os cenários científicos e atuações profissionais. Por isso, além de compreender as relações dos fenômenos e como estão ligeiramente interligados, as ciências e profissões coetâneas devem aplicar os seus conhecimentos nas mais diversas tecnologias, com o objetivo de torná- las mais aplicáveis e coesas. Nesse sentido, a Inteligência Artificial se apresenta como um instrumento que pode auxiliar na atuação no mundo do trabalho. A relação entre características diversas da personalidade humana e do funcionamento da mente são estudadas e mensuradas pela Psicologia, que, assim como outras ciências, busca a tecnologia como subterfúgio para articular ferramentas mais assertivas e tornar a atuação mais consolidada. Diante dos fenômenos da Inteligência Artificial e da Psicologia, o presente trabalho procura compreender como a utilização da Inteligência Artificial pode auxiliar de maneira ativa na práxis de Psicólogos. Especialmente, neste trabalho, utiliza-se do sistema especialista SINTA, para apresentar esferas da mensuração da ansiedade, bem como o fator resultante da avaliação. Busca-se então, diminuir a interferência humana para garantir um processo mais preciso e evidenciar a relevância da utilização da tecnologia IA a favor da prática dos psicólogos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aplicações científicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Testes psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Scientific applications | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychological tests | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Biomédica | - |
Título: dc.title | O desenvolvimento da inteligência artificial (SINTA) como ferramenta de auxílio para os profissionais da psicologia: avaliando docentes do ensino superior | - |
Título: dc.title | The development of artificial intelligence (SINTA) as a help tool for psychology professionals: assessing higher education teachers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: