
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Piovesan, Marcia Regina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Piovesan, Marcia Regina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Garcia, Suellen Ribeiro Pardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Valle, Ana Carolina Dalla | - |
| Autor(es): dc.creator | Niehues, Kellen Andressa de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:47:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:47:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35833 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102055 | - |
| Descrição: dc.description | The study aims to analyze the performance of 3rd series students in the Technical Education High School program at a state school in Toledo-PR in the Mathematics assessment of the Prova Paraná, and to estimate a mathematics score in the Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). That way, it enables the institution to comprehend the importance of assessments about the quality of education concerning the goals of the Plano Nacional de Educação. Using descriptive analysis, seeks to establish correlations between students’ performance in the Prova Paraná and a possible indicator impacting the results in the SAEB, through the Chapman-Richards model. The results reveal that the average mathematics score in the Prova Paraná is 3.9, which is lower than the anticipated SAEB score of 6.5. Despite the historical trend indicating precision in achieving the average stipulated by the Plano Nacional de Educação, the modeled simulation points to an estimated SAEB score surpassing the goal, presenting a more optimistic scenario in the educational assessment of this educational institution. | - |
| Descrição: dc.description | O estudo tem como propósito analisar o desempenho dos alunos da 3ª série do Ensino Técnico de uma escola estadual na cidade de Toledo-PR na avaliação de matemática da Prova Paraná e estimar uma nota em matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Dessa forma, permitindo que a instituição compreenda a importância de avaliações na qualidade do ensino em relação à meta do Plano Nacional de Educação. Utilizando análise descritiva, busca-se estabelecer correlações entre o desempenho dos alunos na Prova Paraná e um possível indicador que impacta o resultado no SAEB, através do modelo de Chapman-Richards. Os resultados revelam que a média de matemática na Prova Paraná é 3,9, inferior à nota prevista no SAEB que é 6,5. Apesar da tendência histórica indicar precisão em atingir a média estipulada pelo Plano Nacional de Educação, a simulação modelada aponta uma pontuação estimada no SAEB que supera a meta, apresentando um cenário mais otimista na avaliação educacional dessa instituição de ensino. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indicadores educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational indicators | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Título: dc.title | Análise do desempenho dos alunos na prova Paraná e uma estimativa de nota no SAEB: um estudo de caso | - |
| Título: dc.title | Analysis of student performance in the prova Paraná and an estimation of the SAEB grade: case study | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: