Análise do desempenho dos alunos na prova Paraná e uma estimativa de nota no SAEB: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPiovesan, Marcia Regina-
Autor(es): dc.contributorPiovesan, Marcia Regina-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Suellen Ribeiro Pardo-
Autor(es): dc.contributorValle, Ana Carolina Dalla-
Autor(es): dc.creatorNiehues, Kellen Andressa de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:47:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:47:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35833-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102055-
Descrição: dc.descriptionThe study aims to analyze the performance of 3rd series students in the Technical Education High School program at a state school in Toledo-PR in the Mathematics assessment of the Prova Paraná, and to estimate a mathematics score in the Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). That way, it enables the institution to comprehend the importance of assessments about the quality of education concerning the goals of the Plano Nacional de Educação. Using descriptive analysis, seeks to establish correlations between students’ performance in the Prova Paraná and a possible indicator impacting the results in the SAEB, through the Chapman-Richards model. The results reveal that the average mathematics score in the Prova Paraná is 3.9, which is lower than the anticipated SAEB score of 6.5. Despite the historical trend indicating precision in achieving the average stipulated by the Plano Nacional de Educação, the modeled simulation points to an estimated SAEB score surpassing the goal, presenting a more optimistic scenario in the educational assessment of this educational institution.-
Descrição: dc.descriptionO estudo tem como propósito analisar o desempenho dos alunos da 3ª série do Ensino Técnico de uma escola estadual na cidade de Toledo-PR na avaliação de matemática da Prova Paraná e estimar uma nota em matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Dessa forma, permitindo que a instituição compreenda a importância de avaliações na qualidade do ensino em relação à meta do Plano Nacional de Educação. Utilizando análise descritiva, busca-se estabelecer correlações entre o desempenho dos alunos na Prova Paraná e um possível indicador que impacta o resultado no SAEB, através do modelo de Chapman-Richards. Os resultados revelam que a média de matemática na Prova Paraná é 3,9, inferior à nota prevista no SAEB que é 6,5. Apesar da tendência histórica indicar precisão em atingir a média estipulada pelo Plano Nacional de Educação, a simulação modelada aponta uma pontuação estimada no SAEB que supera a meta, apresentando um cenário mais otimista na avaliação educacional dessa instituição de ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Palavras-chave: dc.subjectEducational indicators-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleAnálise do desempenho dos alunos na prova Paraná e uma estimativa de nota no SAEB: um estudo de caso-
Título: dc.titleAnalysis of student performance in the prova Paraná and an estimation of the SAEB grade: case study-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.