
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tondato, Rogério | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, José Angelo | - |
| Autor(es): dc.creator | Mazzei, Gabriel de Campos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:47:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:47:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30506 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102009 | - |
| Descrição: dc.description | Nowadays, one of the biggest challenges inside the organizational environment is how the employees are trained and, consequently, developed. However, looking for break and deconstruct the paradigms of traditional training methods, active methodologies are acquiring more and more space within large corporations, given the fact that their application model is more dynamic and closer to the daily situations of employees. One of the methodologies is Design Thinking, which has as a premise, a solution to complex problems, instigating creativity, critical thinking, and work. In this sense, the present study aims to control the operation of the use of the method in the focus on the management and training of people in a vertical transports company, located in the city of Londrina. Methodologically, the Action Research method was used. From the results, it was obtained that the training, from Design Thinking, promoted and increased creativity and motivation, considering the three points rated in the research. The first was in relation to the use of Design Thinking as a training strategy, which obtained 100% total satisfaction among the participants. The second evaluated personal/professional development based on Design Thinking, with 50% of total satisfaction among employees. And, finally, Design Thinking was openly evaluated as an organizational management tool, a section in which it was possible to clearly notice the positive feeling that the participants had during the training. | - |
| Descrição: dc.description | Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados dentro do ambiente organizacional é a maneira com que os colaboradores são treinados e, consequentemente, desenvolvidos. Em vista disso, a fim de desconstruir os paradigmas dos métodos tradicionais de treinamento, as metodologias ativas estão ganhando cada vez mais espaço dentro das grandes corporações, por ser um modelo de aplicação mais dinâmico e próximo de situações cotidianas dos colaboradores. Dentre as metodologias, destaca-se o Design Thinking, a qual tem como premissa estimular a solução de problemas complexos, instigando a criatividade, o pensamento crítico e trabalho e equipe. Nesse sentido, o presente estudo objetiva comprovar a eficácia do uso do método no processo de ensino-aprendizagem com foco na gestão e capacitação de pessoas em uma empresa de transportes verticais, situada na cidade de Londrina. Metodologicamente, fez-se o uso do método Pesquisa-Ação. Dos resultados obtidos, constatou-se que o treinamento, a partir do Design Thinking promoveu a criatividade e a motivação nos colaboradores, considerando três pontos a serem avaliados. O primeiro foi em relação ao uso do Design Thinking como estratégia de treinamento, o qual obteve 100% de satisfação total entre os participantes. O segundo, avaliava o desenvolvimento pessoal / profissional a partir do Design Thinking, tendo 50% de satisfação total entre os colaboradores. E, por fim, se avaliou, de forma aberta, o Design Thinking como ferramenta de gestão organizacional, seção a qual foi possível notar, de forma clara, o sentimento positivo que os participantes tiveram durante o treinamento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia de Produção | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoal - Treinamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração de pessoal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Employees - Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Personnel management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
| Título: dc.title | O design thinking como ferramenta para desenvolvimento e capacitação de pessoas | - |
| Título: dc.title | Design thinking as a tool for people development and training | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: