Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Michelle Budke | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5603-9866 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8752647892614261 | - |
Autor(es): dc.contributor | Giona, Renata Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1759-0671 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0374251191542394 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6295-1619 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8830429960630659 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Melissa Budke | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2936-8947 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5087148127700008 | - |
Autor(es): dc.contributor | Giona, Renata Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1759-0671 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0374251191542394 | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Diego Leonidas Esplendo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:47:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:47:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32558 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101926 | - |
Descrição: dc.description | The application of active methodologies in basic education is recent, and when used in a balanced way and adapted to the individual and collective context of students, it is of great importance for teaching. In teaching chemistry, it is noticed that students cannot learn because they cannot associate the content studied with its social context, thus losing interest in the subject explained. This indicates that this teaching is being done out of context. This work aimed to develop and analyze the application of a sequence of theoretical and experimental classes, providing meaningful learning of the contents of organic chemistry, based on the methodology of Project-Based Learning. This is a qualitative research that uses bibliographical surveys and action research as approaches for the production of a Didactic Guide for Basic Education Chemistry teachers. This guide addresses the production of soaps with essential oils in a proposal for a project-based methodology for teaching organic chemistry. The research enabled a practical and theoretical interaction with the student’s previous knowledge, contributing to the student’s engagement in the teaching and learning process. Most students increased their level of learning with the development of the project. In addition, it was possible to perceive, on the part of the students, motivation and satisfaction in the process of teaching and learning Chemistry. In this way, when the experiments are developed together with the contextualization, that is, taking into account the partner culture and economic aspects of the student’s life, the learning results can be more efficient. | - |
Descrição: dc.description | A aplicação das metodologias ativas na educação básica é recente, e quando utilizada de forma equilibrada e adaptada ao contexto individual e coletivo dos estudantes, é de grande importância para o ensino. No ensino da química percebe-se que os alunos não conseguem aprender por não conseguirem associar o conteúdo estudado com seu contexto social, dessa forma, perdendo o interesse pelo assunto explanado. Isto indica que esse ensino está sendo feito de forma descontextualizada. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver e analisar a aplicação de uma sequência de aulas teóricas e experimentais, proporcionando uma aprendizagem significativa dos conteúdos de química orgânica, fundamentada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projeto. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que utiliza como abordagens o levantamento bibliográfico e a pesquisa ação para a produção de um Guia Didático para professores de Química da Educação Básica. Esse guia aborda a produção de sabonetes com óleos essenciais em uma proposta de metodologia baseada em projeto para o ensino de química orgânica. A pesquisa possibilitou uma interação prática e teórica com os conhecimentos prévios dos discentes, contribuindo para o engajamento dos discentes no processo de ensino e aprendizagem. A maioria dos discentes aumentaram seu nível de aprendizado com o desenvolvimento do projeto. Além disso, foi possível perceber, por parte dos discentes, uma motivação e satisfação no processo de ensino e aprendizagem de Química. Dessa maneira, quando os experimentos são desenvolvidos juntamente com a contextualização, ou seja, levando em consideração os aspectos socioculturais e econômicos da vida do estudante, os resultados da aprendizagem podem ser mais eficientes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Química em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Extração e aplicação de óleos essenciais como metodologia no ensino de química orgânica | - |
Título: dc.title | Extraction and application of essential oils as a methodology in organic chemistry teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: