Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Guerrini, Daniel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:47:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:47:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/dados.2023.66.1.279 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101925 | - |
Descrição: dc.description | This article presents research results on the scientific profession. From a framework that establishes a dialogue between the sociology of science and of professions, it investigates aspects of scientific knowledge production, as well as institutional and normative aspects that support it. Specifically, we discuss the relationships between positions in the scientific field, the perception of researchers about the recognition of their activity and their professional motivations. Depending on the perception of recognition of the activity in different positions held by researchers, they tend to adhere to purer or more utilitarian conceptions of science. For this, we analyzed 398 answers to a questionnaire of accredited researchers in postgraduate programs located in the states of Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul. Results point to a scientific field poorly recognized, with dispositions oriented towards utilitarian goals and a greater rationalization of the field around teaching and training ideals. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre profissão científica. A partir de um referencial que estabelece um diálogo entre a sociologia da ciência e a sociologia das profissões, investigam-se aspectos da produção do conhecimento científico tanto quanto aspectos institucionais e normativos que a sustentam. Especificamente, discutem-se as relações entre posições no campo científico, a percepção de pesquisadores sobre o reconhecimento da sua atividade e suas motivações profissionais. A depender da percepção de reconhecimento ou não da atividade nas diferentes posições ocupadas, pesquisadores tendem a aderir a concepções mais puras ou mais utilitárias da ciência. Para isso, analisaram-se 398 respostas a um questionário de pesquisadores credenciados em programas de pós-graduação de universidades localizadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Resultados apontam para um campo científico pouco reconhecido socialmente, com disposições orientadas a objetivos utilitários e uma maior racionalização do campo em torno de ideais docente e formativo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Relação: dc.relation | Dados: Revista de Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | https://www.scielo.br/j/dados/a/jKYCdF9Y6hSBCyg5MzgLnBz/?lang=pt | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissões - Aspectos sociológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação no trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Pós-graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professions - Sociological aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research teams | - |
Palavras-chave: dc.subject | Employee motivation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universities and colleges - Graduate work | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | - |
Título: dc.title | Campo científico, reconhecimento e motivação profissional em programas de pós-graduação do sul do Brasil | - |
Título: dc.title | Scientific field, recognition and professional motivation in post-graduate programs in southern Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: