
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rossetto, Diego Rizzotto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rossetto, Diego Rizzotto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello | - |
| Autor(es): dc.contributor | Trentin, Robson Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.creator | Dal Mut, Rudy Gabriel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:47:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:47:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29833 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101922 | - |
| Descrição: dc.description | Automobilist Competitions are events that fascinate the human kind since its creation until nowadays, where, in these days, a lot of categories and ways of judging team’s characteristics are used as a form of incentivizing competition and the search for better and new technologies with the objective to be called the champion. One of these competitions modalities is in the academic ambient, where students and professors from universities form teams in various kinds of competition, for example: Formula SAE, where teams design and build racing prototypes; MotoStudent, an international competition turned to racing motorcycles; Energetic efficiency, in which Pato a Jato participates since 2009 and currently is seeking to grow its acting field to the urban concept category, in which, this study is focused on. In this document, a conservative approach will be applied to the design of the first chassis of a vehicle, from the project conditions step, to the final analysis of the first versions of the chassis. This Study has explanations of the steps to be taken, characteristics that must be used, situations to be thought on to use in the first calculations, the analysis of the finite element process of the component and comparison to the values estimated through calculus. After the data interpretation, the results obtained are commented and how the applied methodology brings back satisfying results to the defined case of analysis. Suggestions of improvements in the geometry as well as in the material used are made, and also, a new mandatory case of analysis that can be used as a starting point to new studies that continue this document, and, consequently, the second iteration of the chassis presented in the study. | - |
| Descrição: dc.description | As competições automobilísticas são eventos que fascinam o ser humano desde sua criação até os dias de hoje, onde, atualmente, várias categorias e formas de avaliar diversas características dos times competidores são utilizados como forma de incentivar a competitividade e a busca por melhorias e criação de novas tecnologias com o objetivo de ser nomeado o campeão. Uma destas modalidades é a competição em ambiente acadêmico, onde estudantes e professores de universidades formam equipes para diversos tipos de competição, como por exemplo: Fórmula SAE, onde as equipes projetam e constroem protótipos para corrida; MotoStudent, uma competição internacional de corrida voltada às motocicletas; Eficiência energética, a qual a equipe Pato a Jato participa desde 2009 e atualmente planeja ampliar a atuação para a competição na categoria conceito urbano, ao qual, este estudo é focado. Neste documento, foi aplicada uma abordagem para a confecção do primeiro chassi de um veículo, desde a etapa de condições de projeto, até a análise final da primeira versão do chassi. Este estudo possui explicações dos passos a serem tomados para esta primeira estimativa com uma abordagem conservadora, apontando as características que deverão ser utilizadas, pontos a serem levantados nos primeiros cálculos, até o procedimento de análise por elementos finitos do componente com uma análise dos dados obtidos e comparação de valores com os estimados em cálculos. Após a interpretação dos dados, os resultados obtidos são comentados e como a metodologia aplicada traz resultados satisfatórios para o caso de análise estipulado. Sugestões de melhorias tanto na geometria quando no material utilizado são feitas, assim como a sugestão de novo caso de análise obrigatório que pode ser utilizado como ponto de partida para a continuação deste trabalho e consequentemente, a segunda iteração do chassi apresentado no estudo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Mecânica | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise estrutural (Engenharia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dinâmica estrutural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Veículos a motor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração de projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Structural analysis (Engineering) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Structural dynamics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motor vehicle | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Project management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
| Título: dc.title | Estudo preliminar de chassis de veículo da categoria conceito urbano para competição na Shell Eco Marathon | - |
| Título: dc.title | Preliminary study of chassis for urban concept category vehicle to the Shell Eco Marathon Competition | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: