Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Toda, Melany Sue | - |
Autor(es): dc.contributor | Van Amstel, Frederick Marinus Constant | - |
Autor(es): dc.creator | Stresser, Clarice Ayumi Sakaguchi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:47:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:47:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32904 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101911 | - |
Descrição: dc.description | This research project seeks to understand and reflect on modern loving relationships and experiences, taking a look at Design and the studies of emotion in the young people from Curitiba. Within this analysis, research was made to understand interpersonal relationships and their value. Due to the social isolation of the pandemic, the digital life mediated by social media, as well as social, economical and technological transformations, the way we relate to each other is going through deep changes and is becoming a lot more uncertain than it used to be. Under the theoretical inspiration of philosophy, sociology and neuroscience, as well as the provocations of Zygmund Bauman (2004), in his book Liquid Love, argues about modern bonds and the complexity of developing deep connections, arguing that relationships have become disposable and unlike old-fashioned bonds, virtual relationships arise and disappear in larger and faster amounts, where with just one “delete” button everything can be done. Therefore, a reflection will be developed through Design as a social and cultural articulator, through a card game with questions that allow reflection and conversation about human themes, such as love and relationships. | - |
Descrição: dc.description | Este projeto de pesquisa procura compreender e refletir sobre as relações amorosas e as vivências atuais, a partir de um olhar para o Design e para os estudos da emoção em um recorte de público de jovens universitários/as curitibanos/as. Dentro dessa proposta, foi realizada uma pesquisa entendendo os relacionamentos interpessoais e sua importância. Entende-se que devido ao isolamento social da pandemia, a vida digital mediada pelas mídias sociais, além das transformações sociais, econômicas e tecnológicas, os relacionamentos sofreram mudanças e contorcem-se de forma inconstante que noutro tempo. Sob a inspiração teórica da filosofia, da sociologia e da neurociências, bem como pelas proposições provocativas do sociólogo Zygmund Bauman (2004), em sua obra Amores Liquidos, argumenta-se sobre os vínculos modernos e a complexidade em desenvolver relações profundas, acreditando que os relacionamentos têm se tornado descartáveis e diferentemente dos vínculos antiquados, as relações virtuais surgem e desaparecem em uma velocidade e quantidade maiores, onde com apenas um botão de “delete” tudo pode se encerrar. Dessa forma, esta pesquisa procura propor uma mediação de reflexão e conversação por meio do Design Crítico como articulador social e cultural, através de um jogo de cartas com perguntas que permitam a reflexão e a conversação sobre temas humanos, tais como o amor e as relações interpessoais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações humanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de produto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de carta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bauman, Zygmunt, 1925-2017 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpersonal relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Product design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Card games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Jogo de cartas laços líquidos: o design como articulador de conversação e mediador de reflexão sobre os relacionamentos interpessoais | - |
Título: dc.title | Liquid bonds card game: design as a conversation starter and reflection mediador about interpersonal relationships | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: