Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Max Mauro Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Max Mauro Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Nabas, Kleber Kendy Horikawa | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertol, Omero Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Alysson Percicotty da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:47:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:47:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29944 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101834 | - |
Descrição: dc.description | The complexity increasing of software in contemporary cars rule new trends in electrical electronic (E/E) automotive architectures. As a result, a lot of model equipment manufacturers (OEMs) and suppliers have defended centralized E/E architectures as the automotive architectures of the future. In this work, we defend centralized E/E architectures application in automotive industry. We discuss the motivation for centralized architectural schemes by carefully examining the challenges of traditional decentralized automotive E/E architectures, while we evidence the comparable benefits offered by centralization. Next, the technologies needed to be used for new centralized architectures. Presenting the actual scenario of networking, virtualization, electronic control unit hardware and AUTOSAR classic and adaptive technologies, and discuss the state of adoption of these technologies in the industry. Throughout, functional safety is considered and addressed as a pervasive concern in the automotive industry. | - |
Descrição: dc.description | A complexidade crescente do software em carros modernos dita novas tendências em arquiteturas automotivas elétricas e/ou eletrônicas (E/E). Como resultado, muitos fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e fornecedores têm defendido as arquiteturas centralizadas de E/E como as arquiteturas automotivas do futuro. Neste trabalho, defendemos as arquiteturas E/E centralizadas na indústria automotiva. Discutimos a motivação para esquemas de arquitetura centralizados examinando cuidadosamente os desafios e desvantagens das arquiteturas E/E automotivas descentralizadas tradicionais, enquanto contrastamos com os benefícios correspondentes oferecidos pela centralização. Em seguida, as tecnologias necessárias para suportar novas arquiteturas centralizadas são discutidas em detalhes. Em particular, apresentamos o estado da arte em tecnologias de rede, virtualização, hardware de unidade de controle eletrônico (ECU) e AUTOSAR classico e adaptativo e discutimos o estado de adoção dessas tecnologias na indústria. Por toda parte, a segurança funcional é considerada e abordada como uma preocupação abrangente na indústria automotiva. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria automobilística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle eletrônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas embarcados (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobile industry and trade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software architecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic control | - |
Palavras-chave: dc.subject | Embedded computer systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO::SISTEMAS ELETRONICOS DE MEDIDA E DE CONTROLE | - |
Título: dc.title | Arquiteturas E/E automotivas centralizadas | - |
Título: dc.title | Centralized automotive E/E architectures | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: