
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barzotto, Luciano da Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
| Autor(es): dc.creator | Batista, Alessandra de Andrade | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:47:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:47:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35892 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101817 | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to investigate the impact and effectiveness of Information and Communication Technologies (ICTs) in contemporary education. Through a comprehensive literature review, the different ways in which these technological means are used to enhance the teaching-learning process are examined. The study evaluates the benefits of incorporating mobile devices, online teaching platforms, virtual reality, and social networks in the educational environment, seeking to understand whether these means are significant allies in addressing educational challenges or merely setbacks in the classroom. The research also includes an exploration of studies that investigate the receptiveness of teachers and educators regarding the adoption and use of these technologies in the school environment. This involves examining the practical relationships and attitudes of educators towards the use of these tools. In conclusion, the study suggests ways for education professionals to implement these technologies effectively, considering the need to balance innovation and responsibility, thereby optimizing student learning in an increasingly digitalized world. This research contributes to a more comprehensive understanding of the instructions and opportunities provided by technological means in fundamental education, offering valuable insights for educators, students, educational institutions, and policymakers. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como principal objetivo a investigação sobre o impacto e a eficácia das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação contemporânea. Por meio de uma revisão abrangente da literatura, foram examinadas as diferentes maneiras pelas quais esses meios tecnológicos são utilizados para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. O estudo avaliou os benefícios da incorporação de dispositivos móveis, plataformas de ensino online, realidade virtual e redes sociais no ambiente educacional, buscando a compreensão desses meios para saber se são grandes aliados na resolução de desafios educacionais ou apenas contratempos em sala de aula. As pesquisas realizadas também foram feitas mediante a busca por autores que relatam a receptividade dos professores e educadores em relação à adoção e utilização dessas tecnologias no ambiente escolar, investigando as relações e atitudes práticas dos educadores mediante o uso destas ferramentas. Ao final, foram vistas maneiras para que o profissional da educação pudesse implementá-las de maneira eficaz, considerando a necessidade de equilibrar a inovação e responsabilidade, otimizando assim a aprendizagem dos alunos em um mundo cada vez mais digitalizado. Este estudo contribui para uma compreensão mais abrangente das instruções e oportunidades de meios tecnológicos na educação fundamental, fornecendo momentos valiosos para educadores, educandos, instituições de ensino e formuladores de políticas educacionais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital media | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Como o uso de aparelhos midiáticos está interferindo no ambiente escolar da criança | - |
| Título: dc.title | How the use of media devices is impacting the schoolenvironment for children | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: