Como o uso de aparelhos midiáticos está interferindo no ambiente escolar da criança

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBarzotto, Luciano da Costa-
Autor(es): dc.contributorBortoloto, Claudimara Cassoli-
Autor(es): dc.creatorBatista, Alessandra de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:47:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:47:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35892-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101817-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to investigate the impact and effectiveness of Information and Communication Technologies (ICTs) in contemporary education. Through a comprehensive literature review, the different ways in which these technological means are used to enhance the teaching-learning process are examined. The study evaluates the benefits of incorporating mobile devices, online teaching platforms, virtual reality, and social networks in the educational environment, seeking to understand whether these means are significant allies in addressing educational challenges or merely setbacks in the classroom. The research also includes an exploration of studies that investigate the receptiveness of teachers and educators regarding the adoption and use of these technologies in the school environment. This involves examining the practical relationships and attitudes of educators towards the use of these tools. In conclusion, the study suggests ways for education professionals to implement these technologies effectively, considering the need to balance innovation and responsibility, thereby optimizing student learning in an increasingly digitalized world. This research contributes to a more comprehensive understanding of the instructions and opportunities provided by technological means in fundamental education, offering valuable insights for educators, students, educational institutions, and policymakers.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como principal objetivo a investigação sobre o impacto e a eficácia das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação contemporânea. Por meio de uma revisão abrangente da literatura, foram examinadas as diferentes maneiras pelas quais esses meios tecnológicos são utilizados para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. O estudo avaliou os benefícios da incorporação de dispositivos móveis, plataformas de ensino online, realidade virtual e redes sociais no ambiente educacional, buscando a compreensão desses meios para saber se são grandes aliados na resolução de desafios educacionais ou apenas contratempos em sala de aula. As pesquisas realizadas também foram feitas mediante a busca por autores que relatam a receptividade dos professores e educadores em relação à adoção e utilização dessas tecnologias no ambiente escolar, investigando as relações e atitudes práticas dos educadores mediante o uso destas ferramentas. Ao final, foram vistas maneiras para que o profissional da educação pudesse implementá-las de maneira eficaz, considerando a necessidade de equilibrar a inovação e responsabilidade, otimizando assim a aprendizagem dos alunos em um mundo cada vez mais digitalizado. Este estudo contribui para uma compreensão mais abrangente das instruções e oportunidades de meios tecnológicos na educação fundamental, fornecendo momentos valiosos para educadores, educandos, instituições de ensino e formuladores de políticas educacionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMídia digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectDigital media-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleComo o uso de aparelhos midiáticos está interferindo no ambiente escolar da criança-
Título: dc.titleHow the use of media devices is impacting the schoolenvironment for children-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.