
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Fabiano Scriptore de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Fabiano Scriptore de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dorini, Leyza Baldo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pelisson, Luiz Augusto | - |
| Autor(es): dc.creator | Bandeira, Giovanni de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Fonsaka, João Vitor Baby | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:46:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:46:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36580 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101698 | - |
| Descrição: dc.description | This work intends to analyze the viability and develop a remote learning system through the experimentation of new technologies, for access to the Federal University of Technology – Paraná networking laboratory equipment and to the didactic material. The need for a system where network teachers can deliver practical classes remotely was perceived during the COVID-19 pandemic, with experience with network devices being essential for training. Here are discussed current technologies relevant to this idea, similar works already carried out, and a prototype is developed based on the experiments carried out with the researched technologies, these being described generally and presenting details on how they were carried out, with the aid of figures for a better explanation. The chosen technologies met the requirements established in the project and allowed the creation of a test system that uses them in an integrated way, in addition to creating a basis for future expansions and improvements, as a complete project that meets all the requirements defined in this work. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como intenção analisar a viabilidade e desenvolver um sistema de aprendizado remoto através da experimentação de novas tecnologias, para o acesso aos equipamentos do laboratório de redes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e ao material didático. A necessidade de um sistema onde professores de redes consigam ministrar aulas práticas remotamente foi percebida durante a pandemia de COVID-19, sendo essencial para a formação a experiência com dispositivos de rede. São discutidas tecnologias atuais relevantes a essa ideia, trabalhos similares já realizados, sendo desenvolvido um protótipo baseado nos experimentos feitos com as tecnologias pesquisadas, estes descritos em linhas gerais e apresentam detalhes sobre como foram realizados, com auxílio de figuras para melhor explanação. As tecnologias escolhidas atenderam os requisitos estabelecidos no projeto e permitiram a criação de um sistema de testes que as utiliza integradamente, além de criar uma base para futuras expansões e aprimoramentos, como um projeto completo que atenda todos os requisitos definidos neste trabalho. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Sistemas de Informação | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes de computadores - Acesso remoto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer networks - Remote access | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | Ambiente de aprendizagem colaborativa para o ensino de redes de computadores | - |
| Título: dc.title | Collaborative learning environment for the teaching of computer networking | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: