Frações em produções escritas de estudantes em residência pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNovaes, Barbara Winiarski Diesel-
Autor(es): dc.contributorNovaes, Barbara Winiarski Diesel-
Autor(es): dc.contributorVertuan, Rodolfo Eduardo-
Autor(es): dc.contributorPin, Aline Keryn-
Autor(es): dc.creatorSilva, Iasmim Qualio da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:46:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:46:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31558-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101662-
Descrição: dc.descriptionThe present work aimed to analyze knowledge mobilized in the construction of fractional content lesson plans for the sixth year of Elementary School produced by students in pedagogical residency who participated in the Mathematics subproject of UTFPR Campus Toledo in 2018 and 2019. a qualitative approach we seek to answer the guiding question of the work: What professional knowledge were mobilized by students in pedagogical residency for the construction of lesson plans on fractions for the sixth year of elementary school? In a universe of 24 reports from residents, considering the delimitation by lesson plans that addressed the content of fractions and that focused on the sixth year of Elementary School, two conducting lesson plans and two workshop lesson plans were selected. The study concludes that the plans present different meanings of the fraction content and reveal important aspects for the constitution of professional knowledge such as creativity, autonomy, use of the didactic contract, motivational strategies for mastering the class and the use of investigative methodologies.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho objetivou analisar saberes mobilizados na construção de planos de aula do conteúdo de frações para o sexto ano do Ensino Fundamental produzidos por estudantes em residência pedagógica que participaram do subprojeto de Matemática da UTFPR Campus Toledo no ano de 2018 e 2019. Por meio de uma abordagem qualitativa buscamos responder a questão norteadora do trabalho: Que saberes profissionais foram mobilizados pelos estudantes em residência pedagógica para a construção de planos de aula sobre frações para o sexto ano do ensino fundamental? Num universo de 24 relatórios de residentes, considerando a delimitação por planos de aula que abordassem o conteúdo de frações e que focassem o sexto ano do Ensino Fundamental, foram selecionados dois planos de aula de regência e dois planos de aula das oficinas. O estudo conclui que os planos apresentam diversos significados do conteúdo de fração e revelam aspectos importantes para a constituição dos saberes profissionais como criatividade, autonomia, utilização do contrato didático, estratégias motivacionais para domínio de turma e uso de metodologias investigativas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectFrações-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectFractions-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching - Research-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleFrações em produções escritas de estudantes em residência pedagógica-
Título: dc.titleFractions in written productions by studentes in pedagogical residence-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.