Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorEdwiges, Thiago-
Autor(es): dc.contributorLied, Eduardo Borges-
Autor(es): dc.creatorRoese, Tathiane Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:46:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:46:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22534-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101605-
Descrição: dc.descriptionEnvironmental issues are increasingly evident in Brazil and the world. Governments make laws and study ways to minimize the impacts that humanity has been causing to the Environment. One of the simplest and least burdensome ways to create environmental awareness and, perhaps, lessen future impacts is to teach children to love and care for the planet. One of the strategies used for this is Environmental Education. This work sought to verify how the Environmental Education has been working with primary school children, especially with students with special educational needs and the possible difficulties encountered by teachers. To do this it had the participation of teachers from six municipal schools of Foz do Iguaçu – PR. The teachers answered a questionnaire that, after a bibliographical survey, was analyzed and discussed.-
Descrição: dc.descriptionAs questões ambientais estão a cada dia mais em evidência no Brasil e no mundo governos sancionam leis e estudam maneiras de minimizar os impactos que a humanidade vem causando ao meio ambiente. Uma das maneiras mais simples e menos onerosa de criar uma consciência ambiental e, quem sabe diminuir impactos futuros, é ensinar as crianças a amar e cuidar do planeta. Uma das estratégias usadas para tal é a educação ambiental. Este trabalho procurou verificar como a educação ambiental é trabalhada com alunos de educação infantil, especialmente com alunos com necessidades educacionais especiais e as possíveis dificuldades encontradas pelos professores. Para isso contou com a participação de professores de seis escolas municipais de Foz do Iguaçu – Pr. Os professores responderam a um questionário que, após levantamento bibliográfico, foi analisado e os resultados da pesquisa mostraram que há grande interesse dos alunos nas aulas de educação ambiental e que eles são bastante participativos. Os professores recebem capacitação da Secretaria Municipal de Educação e apoio dos gestores escolares o que ajuda muito para que esse resultado seja alcançado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherGestão Ambiental em Municípios-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente e crianças-
Palavras-chave: dc.subjectSchool environment-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment and children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleVisão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos-
Título: dc.titleSpecial education teachers’ vision of environmental education as a means to integrate special education into the educational system-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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