Estudo da otimização topológica em um componente estrutural de um veículo comercial pesado

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Autor(es): dc.contributorVerástegui, Roger Navarro-
Autor(es): dc.contributorVerástegui, Roger Navarro-
Autor(es): dc.contributorSquarcio, Roberto Mauro Felix-
Autor(es): dc.contributorZammar, Gilberto-
Autor(es): dc.creatorFidelis, Gabriel Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:46:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:46:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38099-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101585-
Descrição: dc.descriptionThis work presents the application of topological optimization on a structural component of a heavy commercial vehicle, aiming to create a new design without compromising stiffness. The study focuses on the cast central part of the rear suspension crossmember, disregarding the side flanges due to restrictions in this optimization process. 3D modeling, the Finite Element Method (FEM), and specific softwares were used to define the domain, boundary conditions, and project constraints. The objective function was the minimization of compliance. The new design, refined in CAD, reduced the component’s mass by 48.5%, maintained torsional stiffness, and met all project requirements, demonstrating the feasibility of topological optimization in automotive engineering.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta a aplicação da otimização topológica em um componente estrutural de um veículo comercial pesado, visando criar um novo design sem comprometer a rigidez. O estudo foca na parte central fundida da travessa da suspensão traseira, sendo desconsideradas as flanges laterais por restrições desse processo de otimização. Utilizou-se modelagem 3D, o Método dos Elementos Finitos (MEF) e softwares específicos para definir o domínio, as condições de contorno e as restrições do projeto. A função objetivo foi a minimização do compliance. O novo design, refinado em CAD, reduziu a massa do componente em 48,5%, manteve a rigidez torcional e atendeu a todas as exigências do projeto, demonstrando a viabilidade da otimização topológica na engenharia automotiva.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos a motor - Molas e suspensão-
Palavras-chave: dc.subjectOtimização estrutural-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística-
Palavras-chave: dc.subjectMotor vehicles - Springs and suspension-
Palavras-chave: dc.subjectStructural optimization-
Palavras-chave: dc.subjectFinite element method-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobile industry and trade-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleEstudo da otimização topológica em um componente estrutural de um veículo comercial pesado-
Título: dc.titleStudy of topology optimization in a structural component of a heavy-duty commercial vehicle-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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