Desenvolvimento de assento para veículo de competição formula SAE: projeto, seleção de materiais e execução

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVillanova, Rodrigo Lupinacci-
Autor(es): dc.contributorVillanova, Rodrigo Lupinacci-
Autor(es): dc.contributorMaldaner, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorGuérios, Maro Rogér-
Autor(es): dc.creatorKlingenfuss, Kelvin Salomons-
Autor(es): dc.creatorCamillo, Macelo Vinicius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:46:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:46:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35734-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101581-
Descrição: dc.descriptionThe seat must fit the driver comfortably while the car is being driven close to its limit for an extended period of time. In a low mass and high performance vehicle such as a Formula SAE, this seat must be resistant, however also light and thin ensuring driver’s position is as low as possible in the car. Such contradictory requirements end up demanding the usage of high cost materials and processes. Motivated by this challenge, it is proposed as the goal of this essay to deliver the most efficient solution given the conditions of the team that represents Curitiba’s Federal University of Technology of Paraná on Formula SAE series. Studies will be conducted as well as benchmarking on other teams, and, later to the project and manufacturing, testing for validation of the final component.-
Descrição: dc.descriptionO banco deve acomodar o piloto confortavelmente com o carro sendo dirigido próximo do seu limite por um período prolongado de tempo. Em um carro de baixa massa e alto desempenho como um Fórmula SAE, este banco também precisa, além de resistente, ser leve e delgado de forma a posicionar o piloto o mais baixo possível no carro. Tais contraditórios requisitos acabam tornando necessário o emprego de materiais e processos de custo elevado. Motivados por este desafio, é proposto como objetivo deste trabalho produzir a solução mais eficiente para as condições da equipe que participa da categoria pela UTFPR Curitiba. Serão feitos estudos, benchmarking, e posterior ao projeto e fabricação, testes para validação do componente final.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de produto-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Projetos e construção-
Palavras-chave: dc.subjectCorridas de automóveis-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de fabricação-
Palavras-chave: dc.subjectProduct design-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Design and construction-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobile racing-
Palavras-chave: dc.subjectManufacturing processes-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleDesenvolvimento de assento para veículo de competição formula SAE: projeto, seleção de materiais e execução-
Título: dc.titleRacing seat development for a formula SAE competition race car: design, material selection and execution-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.