Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lenz, Jorge Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
Autor(es): dc.contributor | Lenz, Jorge Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Kucharski, Marcus Vinicius Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Vasconcelos, Diogenes Borges | - |
Autor(es): dc.creator | Margoti, Giuliano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:45:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:45:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32614 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101377 | - |
Descrição: dc.description | The present work superficially approaches the process of evaluation of school learning, focusing on the context of the discipline of Physics, with emphasis on High School. The objective is to show that the experimentation mechanism can be a very important way during the teaching and learning evaluation process. A brief literature review on the history of physics in Brazil is also presented. Perhaps, for a good part of the people who are attending or who will attend high school, studying physics is important and, as difficult as it is, due to the strong presence of mathematics, it is necessary to understand the world around us. However, many times the way of explaining it or of evaluating the knowledge acquired in physics by the students is hindering this enthusiasm and thus causing some discontent. As a suggestion to change the panorama of evaluations, some evaluation criteria are also presented as a suggestion. The intention is to assist in the suppression of a demand much discussed in the literature, which are experimental activities, thus recommending that the teacher evaluate his students with experimental practices. For that, some experimental activities are proposed in the appendices of this work, in addition to a quantitative model for evaluation and one for organizing the experiments. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda de forma superficial o processo de avaliação da aprendizagem escolar, detendo-se ao contexto da disciplina de Física, com ênfase ao Ensino Médio. O objetivo é o de evidenciar que o mecanismo da experimentação pode ser uma forma muito importante durante o processo de avaliação de ensino e aprendizagem. É também apresentada uma breve revisão bibliográfica sobre a história da física no Brasil. Talvez, para uma boa parte das pessoas que estão cursando ou que irão cursar o Ensino Médio, estudar física seja importante e, por mais que seja difícil, devido à forte presença da matemática, é necessário para compreender o mundo que nos cerca. Entretanto, muitas vezes a forma de explicá-la ou de avaliar o conhecimento adquirido em física dos alunos esteja dificultando este entusiasmo e provocando desta maneira certo descontentamento. Como sugestão de alteração do panorama das avaliações, é apresentado também como sugestão alguns critérios avaliativos. A intenção é a de auxiliar na supressão de uma demanda muito discutida na literatura, que são as atividades experimentais, recomendando, assim, para o professor avaliar seus alunos com práticas experimentais. Para tanto são propostas algumas atividades experimentais nos apêndices deste trabalho, além de um modelo quantitativo para avaliação e um para organização dos experimentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Título: dc.title | Experimentação no ensino de física ligada ao processo avaliativo | - |
Título: dc.title | Experimental activity in teaching physics connected to school tests | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: