Experimentação no ensino de física ligada ao processo avaliativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLenz, Jorge Alberto-
Autor(es): dc.contributorBezerra Junior, Arandi Ginane-
Autor(es): dc.contributorLenz, Jorge Alberto-
Autor(es): dc.contributorKucharski, Marcus Vinicius Santos-
Autor(es): dc.contributorVasconcelos, Diogenes Borges-
Autor(es): dc.creatorMargoti, Giuliano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:45:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:45:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32614-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101377-
Descrição: dc.descriptionThe present work superficially approaches the process of evaluation of school learning, focusing on the context of the discipline of Physics, with emphasis on High School. The objective is to show that the experimentation mechanism can be a very important way during the teaching and learning evaluation process. A brief literature review on the history of physics in Brazil is also presented. Perhaps, for a good part of the people who are attending or who will attend high school, studying physics is important and, as difficult as it is, due to the strong presence of mathematics, it is necessary to understand the world around us. However, many times the way of explaining it or of evaluating the knowledge acquired in physics by the students is hindering this enthusiasm and thus causing some discontent. As a suggestion to change the panorama of evaluations, some evaluation criteria are also presented as a suggestion. The intention is to assist in the suppression of a demand much discussed in the literature, which are experimental activities, thus recommending that the teacher evaluate his students with experimental practices. For that, some experimental activities are proposed in the appendices of this work, in addition to a quantitative model for evaluation and one for organizing the experiments.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda de forma superficial o processo de avaliação da aprendizagem escolar, detendo-se ao contexto da disciplina de Física, com ênfase ao Ensino Médio. O objetivo é o de evidenciar que o mecanismo da experimentação pode ser uma forma muito importante durante o processo de avaliação de ensino e aprendizagem. É também apresentada uma breve revisão bibliográfica sobre a história da física no Brasil. Talvez, para uma boa parte das pessoas que estão cursando ou que irão cursar o Ensino Médio, estudar física seja importante e, por mais que seja difícil, devido à forte presença da matemática, é necessário para compreender o mundo que nos cerca. Entretanto, muitas vezes a forma de explicá-la ou de avaliar o conhecimento adquirido em física dos alunos esteja dificultando este entusiasmo e provocando desta maneira certo descontentamento. Como sugestão de alteração do panorama das avaliações, é apresentado também como sugestão alguns critérios avaliativos. A intenção é a de auxiliar na supressão de uma demanda muito discutida na literatura, que são as atividades experimentais, recomendando, assim, para o professor avaliar seus alunos com práticas experimentais. Para tanto são propostas algumas atividades experimentais nos apêndices deste trabalho, além de um modelo quantitativo para avaliação e um para organização dos experimentos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLearning - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Título: dc.titleExperimentação no ensino de física ligada ao processo avaliativo-
Título: dc.titleExperimental activity in teaching physics connected to school tests-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.