Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sturion, Leonardo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6975-5343 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ashtiani, Alireza Mohebi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2579-3759 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5025709771742662 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sturion, Leonardo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6975-5343 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Rogério Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0290091048934397 | - |
Autor(es): dc.creator | Dantas, Marco André | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:45:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:45:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31078 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101320 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Problemas do cotidiano para alunos | - |
Descrição: dc.description | The teaching of trigonometry in elementary and high school, most of the time is represented from repetitive exercises and formulas, thus causing a lower performance on the part of the students, since they are hostages of a mechanical learning. The consequence of this is the inability to solve problem situations, in an attempt to minimize the impacts of this mechanical learning; it is common in trigonometry classes to use problems that come with everyday contextualization. However, even with this alternative, students are often unable to assimilate the content with practice. Therefore, the present study sought to observe and analyze positive points in an extra class, which was called "Field Class", based on a teaching experience that addressed the contents of "Similarity of Triangles" and "Trigonometric Relations in the Triangle.” Rectangle” in a private school in Northern Paraná, in which the teacher is one of the researchers. The methodology used in the research is descriptive with a qualitative focus. The data were collected, with the records of the 19 students of the 9th year who were separated into 6 groups, of which, later, they presented photos and reports. The results found reported an observation of the pros of a “Field Class.” Seeking thus, a direction for teachers who intend to carry out a class based on this methodology. | - |
Descrição: dc.description | A docência de trigonometria no ensino fundamental e médio, na maioria das vezes, é representada a partir de exercícios repetitivos e fórmulas, causando assim um menor aproveitamento por parte dos alunos, uma vez que estes ficam reféns de um aprendizado mecânico. A consequência disso é a incapacidade de resolução de situações problemas. Na tentativa de minimizar os impactos deste aprendizado mecânico, é comum em aulas de trigonometria a utilização de problemas que vêm com contextualizações do cotidiano. No entanto, mesmo com esta alternativa, os alunos muitas vezes não conseguem assimilar o conteúdo com a prática. Sendo assim, o presente estudo buscou observar e analisar pontos positivos em uma aula extraclasse, a qual foi denominada como “Aula de Campo”, baseada em uma experiência de ensino que abordou os conteúdos de “Semelhança de Triângulos” e “Relações trigonométricas no triângulo retângulo” em uma escola particular no Norte do Paraná, na qual o professor é um dos pesquisadores. A metodologia usada na pesquisa é de cunho descritivo com foco qualitativo. Os dados foram colhidos, com os registros dos 19 alunos do 9° ano que se separaram em 6 grupos, os quais, posteriormente apresentaram fotos e relatórios. Os resultados encontrados relataram uma observação dos prós de uma “Aula de Campo.” Buscando assim, um direcionamento para professores que tenham intuito de realizar uma aula embasada nesta metodologia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Saberes históricos da trigonometria: importância da aula extraclasse | - |
Título: dc.title | Historical knowledge of trigonometry: importance of the extraclass class | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: