
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Gilson Adamczuk | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, José Donizetti de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Trentin, Marcelo Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Gilson Adamczuk | - |
| Autor(es): dc.creator | Veríssimo, Everton Bazarim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:45:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:45:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31295 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101266 | - |
| Descrição: dc.description | This study original idea is to understand the impacts, stipulate product criteria and conduct a comparing analysis for a didactic bench model project for Engineering, Technologists undergraduate students focused on industry and courses that will be impacted by the industrial revolution named Industry 4.0. This industrial revolution is advancing at exponential rates; therefore, it becomes necessary to develop methods to prepare future professionals who are more prepared and updated about technologies found in the sectors day to day.The present research begins with a systematic literature review, to analyze how the Industry 4.0 (i4.0) topic has been presented, addressed, and developed in engineering courses around the world, as well as to understand which points other universities around the globe have dedicated efforts to it. The main results of this review show that the teachings in a practical way application have cooperated in the development of Industry 4.0 education, and the universities have stimulated multidisciplinary communications through the connections between FabLabs, SmartLabs, as well as the urging for relations development between companies and universities. Next, a study was developed about a concept product to help teach about the correlated theme, having as project premises some points inquired by experts in the area, like professors and companies workers who already have in their scope the implementation of i4.0 concepts. A bench proposal called smart lab was developed to assist in education situations. Its concepts were determined using multicriteria decision methodologies (Fuzzy AHP Method) that consider several points that have proven to be successful criteria for the product and future professionals' development to work in areas of Industry 4.0. It was also stipulated components and resources study application premises aiming that a SmartLab can be developed more assertively and without rework or resource beating due to colleges and small and medium enterprises' cooperation. | - |
| Descrição: dc.description | A ideia original para este estudo é entender os impactos, estipular critérios de produto e executar uma análise de comparação para um projeto modelo de uma bancada didática para graduandos de cursos como Engenharias, Tecnólogos com foco na indústria e/ou cursos que tenham que serão impactados pela revolução industrial nomeada indústria 4.0. Esta revolução industrial está avançando a medidas exponenciais, por isso, se torna uma necessidade pensar sobre a criação de métodos de preparar futuros profissionais mais instruídos e atualizados com as tecnologias encontradas no dia a dia dos setores. O presente trabalho se inicia com uma revisão sistemática da literatura, para que assim seja analisado como o tema da Indústria 4.0 (i4.0) tem sido apresentado, abordado e desenvolvido nos cursos de engenharia ao redor do mundo, assim como, entender quais pontos outras universidades ao redor do globo têm dedicado esforços. Os principais resultados desta revisão mostram que a implementação de ensinamentos de forma prática tem cooperado no desenvolvimento da educação da Indústria 4.0, e universidade tem estimulado comunicações multidisciplinares por meio das conexões entre FabLabs, SmartLabs, assim como a incitação da relação entre empresas e universidades. Em seguida, foi desenvolvido um estudo sobre um conceito de produto para que auxilie no ensino sobre o tema correlatado, tendo como premissas do projeto alguns pontos indagados por experts da área, sendo eles professores e/ou atuantes de empresas que já tem em seu escopo a implementação de conceitos da i4.0. Uma proposta de bancada denominada como smartlab foi elaborada com o intuito de auxiliar a educação. Seus conceitos foram determinados utilizando metodologias de decisão multicritérios (Método Fuzzy AHP), levando em consideração diversos pontos que demonstraram serem critérios de sucesso para o produto e desenvolvimento de futuros profissionais para atuar em áreas da indústria 4.0. Assim como também foi estipulado premissas de componentes e estudo de aplicação de recursos, com intenção que possa ser desenvolvido um SmartLab de forma mais assertivas e sem retrabalhos e/ou perda de recursos, em cooperação com faculdades e pequenas e médias empresas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Mecânica | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústrias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto de produto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technological innovations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Industries | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Product design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
| Título: dc.title | Projeto preliminar de um smartlab para ensino sobre indústria 4.0 | - |
| Título: dc.title | Preliminary design of a smartlab for teaching about industry 4.0 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: