Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tedeschi, Marcos Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6097-3280 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8009402349738946 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tedeschi, Marcos Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6097-3280 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8009402349738946 | - |
Autor(es): dc.contributor | Razzolini Filho, Edelvino | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6920-9502 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4196064047953730 | - |
Autor(es): dc.contributor | Menezes, Glauco Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0445-5646 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4240755341639061 | - |
Autor(es): dc.contributor | Strauhs, Faimara do Rocio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4013-2724 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3857956905317907 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Denise Erthal da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:45:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:45:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33919 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101240 | - |
Descrição: dc.description | This research has an interdisciplinary character, involving GC practices and the constitutional principles that govern Public Administration. In this sense, this research has the general objective of identifying which GC practices can assist in the correct application of the constitutional principles of public administration in Higher Education Institutions in Curitiba-Pr. As for the specific objectives, they are to raise the understanding of Administration Assistants regarding the concept of the Constitutional Principles of Public Administration, set out in art.37 of the CRFB; Classify which GC practices can assist in the correct application of the constitutional principles of public administration in Higher Education Institutions in Curitiba-Pr and Establish a framework between the practices adopted to contribute to the application of the constitutional principles explained in the CRFB. Regarding the methodology, it was classified as qualitative, descriptive and bibliographic. Field research was carried out using a research instrument and data was collected by email. The population analyzed were Administration Assistants, from the Administrative Technicians category, assigned to the dean's offices, based in Curitiba, of the Federal Higher Education Institutions of Paraná, in July and August 2023. The tabulation was conducted using the Excel spreadsheet and Atlas.ti. As a result, it was observed that Administration Assistants correctly apply the Constitutional Principles of Public Administration, set out in art.37 of the CRFB, in their daily work activities. Noting only that the Principle of Morality needs to be strengthened in order to differentiate personal and administrative morality through GC practices. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem um caráter interdisciplinar, envolvendo as práticas de GC e os princípios constitucionais que regem a Administração Pública. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral identificar quais as práticas da GC que podem auxiliar na correta aplicação dos princípios constitucionais da administração pública em Instituições de Educação de Ensino Superior em Curitiba-Pr. Quanto aos objetivos específicos são levantar o entendimento dos Assistentes em Administração no tocante ao conceito dos Princípios Constitucionais da Administração Pública, expostos no art.37 da CRFB; classificar quais as práticas da GC podem auxiliar na correta aplicação dos princípios constitucionais da administração pública em Instituições de Educação de Ensino Superior em Curitiba-Pr e estabelecer um quadro entre as práticas adotadas para a contribuição na aplicação dos princípios constitucionais explicitados na CRFB. No tocante à metodologia, foi classificada como qualitativa, descritiva e bibliográfica. A pesquisa de campo foi realizada por instrumento de pesquisa e os dados coletados por e-mail. A população analisada foram Assistentes em Administração, da categoria Técnicos Administrativos, lotados nas pró-reitorias, com sede em Curitiba, das Instituições Federais de Ensino Superior do Paraná, em julho e agosto de 2023. A tabulação foi conduzida utilizando a planilha eletrônica Excel e Atlas.ti. Como resultado foi observado que os Assistentes em Administração aplicam corretamente os Princípios Constitucionais da Administração Pública, expostos no art. 37 da CRFB, em suas atividades laborais diárias. Observando apenas que o Princípio da Moralidade precisa ser fortalecido no sentido de diferenciar a moralidade pessoal e a administrativa por meio de práticas de GC. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Gestão da Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UFPR | - |
Relação: dc.relation | https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/86039 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de recursos de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito constitucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information resources management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constitutional law | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher - Paraná (Brazil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | ENGENHARIA/TECNOLOGIA/GESTÃO | - |
Título: dc.title | Práticas de gestão da informação que podem contribuir na correta aplicação dos princípios constitucionais da administração pública em instituições de educação de ensino superior do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: