Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Berardi, Rita Cristina Galarraga | - |
Autor(es): dc.contributor | Berardi, Rita Cristina Galarraga | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Cristiano | - |
Autor(es): dc.contributor | Kozievitch, Nádia Puchalski | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Vanessa Lazarin de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:45:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:45:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32686 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101185 | - |
Descrição: dc.description | Women’s presence in STEM (Science, Technology, Engineering and Math) areas is an issue that has been gaining relevance. However it collides with the lack of data for the construction of consistent analyses. The Equality for Leadership in Latin American STEM (ELLAS) project – in which Bolivia, Peru and Brazil participate – aims to develop an Linked Open Data (LOD) platform to help fill that gap. Within such entrepreneurship, ontology creation and the restructuring (RDF) of previously existing data are key elements on the LOD creation. The present work is located inside ELLAS and collaborates with (1) the triplication (RDF) of data from the Higher Education Census from Inep, (2) the creation of a methodology for elaborating ontologies – to be used within the project and that enables analysis about the presence and permanence of women in STEM areas and (3) its instantiation in the context of Higher Education in the field of computing in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | A presença de mulheres nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Math) é uma questão que vem ganhando cada vez mais relevância. Contudo ela esbarra na falta de dados para a construção de análises consistentes. O Equality for Leadership in Latin American STEM (ELLAS) – do qual participam Bolívia, Peru e Brasil – tem como objetivo elaborar uma plataforma de Linked Open Data que ajude a preencher essa lacuna. Dentro de tal empreendimento temos a criação de ontologias e a reestruturação para RDF de dados já existentes como pontos centrais na criação de LOD. O presente trabalho se localiza dentro do ELLAS e colabora com (1) a triplificação (RDF) de dados do Censo de Educação Superior do Inep, (2) a criação de uma metodologia para elaboração de ontologias, para ser usada dentro do projeto e que possibilite análises sobre a presença e permanência de mulheres nas áreas de STEM e (3) a instanciação de tal ontologia no contexto do Ensino Superior na área da computação no Brasil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Sistemas de Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação - Educação (Superior) - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dados conectados | - |
Palavras-chave: dc.subject | RDF (Linguagem de marcação de documento) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ontology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science - Education (Higher) - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linked data | - |
Palavras-chave: dc.subject | RDF (Document markup language) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women in technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Elaboração de uma ontologia que endereça a presença de mulheres em cursos de computação no Brasil | - |
Título: dc.title | Elaboration of an ontology to address women’s presence on computer courses in Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: