Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Elias, Henrique Rizek | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9660-7303 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1158460330500121 | - |
Autor(es): dc.contributor | Elias, Henrique Rizek | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9660-7303 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1158460330500121 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7826-686X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 | - |
Autor(es): dc.contributor | Jesus, Marcelo Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0336151157014449 | - |
Autor(es): dc.creator | Fineto, Maria Aparecida dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:44:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:44:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31548 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101171 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: A africanidade presente na matemática: uma coletânea de atividades | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to accomplish a systematic literature review (SLR) in the context of Mathematics Education (EM) that deals with Education for Ethnic-Racial Relations (ERER), seeking to systematize and analyze how researchers in this area of knowledge have been dedicated to investigating the ERER. Theoretical studies were carried out on the terms race, racism, prejudice and discrimination, as well as the legislation on ERER and on the way in which the official curricular documents for Basic Education address the subject. For RSL, a survey of theses and dissertations produced in stricto sensu graduate programs in Brazil and articles published in national journals was performed, in a time frame between 2003 and 2020. After the survey, a total of 47 works were compiled, of which 30 were dissertations, six theses and 11 papers. Among the main results, it was noticed that Ethnomathematics is the main theoretical foundation used in the research analyzed. It was also noticed that the use of African games is the main tool for working with ERER in the classroom; there are nine dissertations, one thesis and three articles that propose the use of games, mainly those of the Mancala family. One finding was that teacher education was not included in any of the studies analyzed, which indicates the need for research in this field. As a result of this research, an Educational Product was elaborated that contains a set of activities, selected and organized from the analyzed works, that address the ethnic-racial theme, favoring the implementation of Law nº 10.639/2003 and aiming to contribute to the inclusion of pedagogical actions in the school space that culminate in the recognition and appreciation of knowledge, the knowing and African and Afro-Brazilian culture. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura (RSL) no contexto da Educação Matemática (EM) que trata da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), buscando sistematizar e analisar como pesquisadores dessa área do conhecimento têm se dedicado a investigar a ERER. Foram realizados estudos teóricos a respeito dos termos raça, racismo, preconceito e discriminação, bem como da legislação sobre a ERER e sobre a maneira como os documentos curriculares oficiais para a Educação Básica abordam a temática. Para a RSL, foi feito um levantamento de teses e dissertações produzidas em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil e de artigos publicados em periódicos nacionais, num recorte temporal entre 2003 e 2020. Após o levantamento, foram compilados, ao todo, 47 trabalhos, sendo 30 dissertações, seis teses e 11 artigos. Dentre os principais resultados, percebeu-se que a Etnomatemática é a principal fundamentação teórica utilizada nas pesquisas analisadas. Também se notou que o uso de jogos africanos é a principal ferramenta para se trabalhar a ERER em sala de aula; há nove dissertações, uma tese e três artigos que propõem o uso de jogos, principalmente os da família da Mancala. Uma constatação foi que a formação de professores não foi contemplada em nenhum dos trabalhos analisados, o que indica a necessidade de pesquisas nesse campo. Como resultado desta pesquisa, foi elaborado um Produto Educacional que contém um conjunto atividades, selecionadas e organizadas a partir dos trabalhos analisados, que abordam a temática étnico-racial, favorecendo a efetivação da Lei nº 10.639/2003 e visando contribuir para a inclusão de ações pedagógicas no espaço escolar que culminem no reconhecimento e valorização do conhecimento, dos saberes e cultura africana e afro-brasileira. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa bibliográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afro-Brazilian culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Searching, Bibliographical | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Educação matemática e educação para as relações étnico-raciais: uma revisão sistemática da literatura | - |
Título: dc.title | Mathematics education and education for ethnic-racial relations: a systematic literature review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: