Ensino de ciências e biologia na educação de jovens e adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBirk, Natalia de Lima Bueno-
Autor(es): dc.contributorBirk, Natalia de Lima Bueno-
Autor(es): dc.contributorCosta, Jaqueline de Morais-
Autor(es): dc.contributorAffonso, Igor de Paiva-
Autor(es): dc.creatorAleixo, Daiane Vaz Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:44:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:44:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36903-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101115-
Descrição: dc.descriptionThis work originated from observations of Youth and Adult Education (EJA), a modality aimed at individuals who did not complete their studies in regular education, its main objective is to provide training to people who, for numerous reasons, were unable to complete their studies at the age certain. The general objective of this work is to review the teaching of two EJA teachers in the discipline of biology at a public school in Ponta Grossa, based on a reflection on the preparation of these professionals since graduation in the area of biological sciences, making a comparison by sampling with two academics who are completing a course offered by two public universities in Ponta Grossa. The methodology used will be qualitative research, with an exploratory and descriptive character, based on the experience in the classroom in the mandatory internship and the interviews carried out with professionals in the teaching modality and academics in the biological sciences course, linking this teaching preparation with the authors. renowned in this area of research: Freire (1967), Gadotti and Romão (2011) and Pinto (2005).-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise reflexiva acerca da experiência de ensino de duas docentes do EJA das disciplinas de ciências e biologia de um colégio público de Ponta Grossa, a partir de uma reflexão da preparação dessas profissionais desde a graduação na área de ciências biológicas, fazendo o comparativo por amostragem com duas acadêmicas que estão concluindo curso ofertado por duas universidades públicas de Ponta Grossa. A metodologia utilizada será pesquisa qualitativa, a partir da experiência em sala de aula no estágio obrigatório e das entrevistas realizadas com as profissionais da modalidade de Ensino e de acadêmicas do curso de ciências biológicas, ligando essa preparação docente com os autores renomados nessa área de pesquisa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ensino-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBiology - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleEnsino de ciências e biologia na educação de jovens e adultos-
Título: dc.titleTeaching sciences and biology in youth and adult education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.