Estudo de caso do algoritmo de recomendação do YouTube com base em análise de redes sociais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKawamoto, André Luiz Satoshi-
Autor(es): dc.contributorKawamoto, André Luiz Satoshi-
Autor(es): dc.contributorSchwerz, André Luís-
Autor(es): dc.contributorSantos, Luiz Arthur Feitosa dos-
Autor(es): dc.creatorDel Rio, Guilherme Bernardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:44:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:44:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33914-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1101105-
Descrição: dc.descriptionWith the increase in users using social networks, made possible by the popularization of technology and the Internet, it was necessary to study this area in order to understand phenomena such as the circulation of information, relationships, and even an increase in the dissemination of false information, since the dissemination of information or even products through these networks has great market value. The area that studies such phenomena is called Social Network Analysis, and aims to identify influential users in a network or community through analysis focused on relationships between entities. Such an analysis is done through concepts called actors, relationships and networks of connections and the transformation of such concepts into a graph, which will be explored through several algorithms. The objective of this work is to collect data from a social network (Youtube) and transform them into a graph, in order to expose and analyze the influence on social networks through social network analysis algorithms. As a result, a data collector for youtube was developed, which makes it possible to transform them into a graph, finally having their data analyzed through correlations, not identifying an association between video data (such as likes) and the result of the algorithms applied.-
Descrição: dc.descriptionCom o aumento de usuários utilizando redes sociais, possibilitado pela popularização da tecnologia e Internet, viu-se necessário o estudo de tal área para entendimento de fenômenos como circulação de informações, relacionamentos, e até aumento na divulgação de informações falsas, visto que a divulgação de informações ou até mesmo produtos por essas redes tem grande valor de mercado. A área que estuda tais fenômenos é denominada de Análise de Redes Sociais, e tem como objetivo a identificação de usuários influentes em uma rede ou comunidade por meio da análise focada em relacionamentos entre entidades. Tal análise é feita através de conceitos chamados atores, relações e redes de conexões e da transformação de tais conceitos em um grafo, que será explorado através de diversos algoritmos. Objetiva-se neste trabalho a coleta de dados de uma rede social (Youtube) e transformação dos mesmos em um grafo, a fim de expor e analisar a influência em redes sociais através de algoritmos de análise de redes sociais. Como resultado foi desenvolvido um coletor de dados para o Youtube, que possibilita a transformação dos mesmo em um grafo, por fim tendo seus dados analisados através de correlações, não identificando associação entre dados dos vídeos (como por exemplo curtidas) e o resultado dos algoritmos aplicados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Computação-
Publicador: dc.publisherCiência da Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais on-line-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorítmos computacionais-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos grafos-
Palavras-chave: dc.subjectOnline social networks-
Palavras-chave: dc.subjectComputer algorithms-
Palavras-chave: dc.subjectGraph theory-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleEstudo de caso do algoritmo de recomendação do YouTube com base em análise de redes sociais-
Título: dc.titleYouTube recommendation algorithm case study based on social media analysis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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