
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Borsoi, Beatriz Terezinha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Borsoi, Beatriz Terezinha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pegorini, Vinicius | - |
| Autor(es): dc.contributor | Moraes, Alessandro Graczyk | - |
| Autor(es): dc.creator | Tofolo, Edson Gustavo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:44:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:44:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15499 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100890 | - |
| Descrição: dc.description | Ambientes universitários como laboratórios que são utilizados para realização de aulas práticas e que envolvem o desenvolvimento de projetos por alunos estão sujeitos a empréstimo de equipamentos e materiais, inclusive de consumo, para desenvolverem esses projetos. Nesses ambientes também é necessário ter o controle de aulas, agendamento de realização de aulas práticas e reserva para realização de atividades de projetos. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco, existem diversos ambientes que possuem essas características como, por exemplo, os laboratórios de química, de alimentos, sala de apoio do Departamento de Elétrica e o laboratório de hardware e software da Área de Informática. Esses ambientes possuem particularidades e especificidades que dificultam o uso de um mesmo sistema de informação. Um aplicativo, como resultado da realização deste trabalho, foi desenvolvido para esses dois ambientes: sala de apoio e laboratório de hardware e software. Os sistemas possuem diversas funcionalidades iguais e algumas distintas, assim, as bases de dados são distintas para os Departamentos Acadêmicos da Informática (DAINF) e da Elétrica (DAELE). No DAELE, o gerenciamento é realizado por meio de uma sala de apoio que coordena os empréstimos e as reservas. No DAINF o gerenciamento está vinculado a um laboratório porque é nesse ambiente que são realizados os projetos que envolvem componentes e equipamentos que são emprestados. Esse sistema facilitará o gerenciamento de reservas e empréstimos de equipamentos e materiais, controle de estoque e manutenções realizadas em equipamentos de salas de apoio e laboratórios didáticos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
| Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software de aplicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de recursos de informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem de programação (Computadores) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aplicações Web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Application software | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information resources management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programming languages (Electronic computers) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Web applications | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | Sistema para gerenciamento de salas de apoio e laboratórios didáticos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: