
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hara, Massayuki Mário | - |
| Autor(es): dc.contributor | Catai, Rodrigo Eduardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Marques Junior, Belmiro Sebastião | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:43:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:43:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17678 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100870 | - |
| Descrição: dc.description | To adopt control measures and safety on roads and highways, there are three approaches to this complex situation, education, engineering and enforcement of traffic laws (CTB) more effectively. This work was to identify and analyze the risks involved in the implementation of automatic monitoring equipment and machinery (radar) on the highway. The methodology used was a case study with qualitative analysis. The main risks identified were: physical risks with non-ionizing radiation, noise, and vibration, ergonomic risks with work standing, improper posture and intense effort work, chemical risks, vapors and dusts, accident risks with trampling, injuries, down level, electric shock, object fall on, inadequate signaling work. With analyzed and identified risks have been suggested measures to minimize these risks through the use of EPI's and EPC's as the use of reflective clothing, hat, safety shoes, goggles, sunscreen cream, seat belts, signaling suitable work. Another suggested security measure was the appropriate signage considering the minimum distances required for isolation of the installation site. To meet the rules, you should comply with the NR 6, N10, NR11, NR17 and NR 35. | - |
| Descrição: dc.description | Para adotar medidas de controle e segurança nas estradas e rodovias, existem três abordagens para essa situação complexa, a educação, a engenharia e a aplicação das leis de transito (CTB) de forma mais efetiva. Este trabalho teve objetivo de identificar e analisar os riscos envolvidos na implantação de equipamentos de fiscalização automática de veículos (radares) em rodovia. A metodologia utilizada foi um estudo de caso com análise qualitativa. Os principais riscos identificados foram: riscos físicos com radiação não ionizante, ruídos, e vibrações, riscos ergonômicos com trabalho em pé, postura inadequada e trabalho de intenso esforço, riscos químicos com vapores e pós, riscos de acidentes com atropelamento, ferimentos, queda de nível, choque elétricos, queda de objeto sobre, sinalização inadequada da obra. Com os riscos analisados e identificados foram sugeridas medidas para minimizar esses riscos através do uso de EPI ́s e EPC ́s como a utilização de vestimentas reflexivas, boné, calçado de segurança, óculos de proteção, creme protetor solar, cinto de segurança, sinalização da obra adequada. Outra medida de segurança sugerida foi a sinalização adequada considerando as distâncias mínimas necessárias para isolamento do local da instalação. Para atendimento a legislação, deve-se estar em conformidade com as NR6, N10, NR11, NR17 e NR35. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rodovias - Medidas de segurança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança do trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ergonomia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança do trabalho - Legislação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Roads - Safety measures | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Industrial safety | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Human engineering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Industrial safety - Law and legislation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Segurança do Trabalho | - |
| Título: dc.title | Análise dos riscos envolvidos na implantação de equipamentos de fiscalização automática de veículos em rodovia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: