Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zara, Reginaldo Aparecido | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9946-562X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7998616816664364 | - |
Autor(es): dc.contributor | Zara, Reginaldo Aparecido | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9946-562X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7998616816664364 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6424-0271 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6858872820752084 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gaiotto, Fernando Jose | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4472964146071694 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Josemar da Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:43:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:43:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30247 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100854 | - |
Descrição: dc.description | This work describes the development of an Educational Product, in the form of a Didactic Sequence (DS), for the discussion of concepts of Kinematics for high school students. The Educational Product seeks to explore the introductory ideas of Kinematics, supported by animations created in Scratch. Allied to animations, DS provides for the use of different teaching resources that enable meaningful learning. The proposed SD was applied in the form of remote teaching, for a class of 1st Grade of High School of a Civic-Military School in the state of Paraná. A total of 8 students effectively participated in the activity. The results were analyzed qualitatively, denoting a greater motivation of students with more dynamic classes. The analysis of the material produced by the students during the execution of the activities suggests signs of a meaningful learning. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de um Produto Educacional, na forma de uma Sequência Didática (SD), para a discussão de conceitos de Cinemática do Movimento com alunos do Ensino Médio. O Produto Educacional busca explorar as ideias introdutórias de Cinemática, tendo como suporte animações criadas em Scratch. Aliada às animações, a SD prevê a utilização de diferentes recursos didáticos que possibilitam uma aprendizagem significativa. A SD proposta foi aplicada na modalidade de ensino remoto, para uma turma de 1ª Série do Ensino Médio de uma Escola Cívico-Militar do estado do Paraná. Participaram efetivamente da atividade um total de 8 alunos. Os resultados foram analisados de forma qualitativa, denotando uma motivação maior dos estudantes com aulas mais dinâmicas. A análise do material produzido pelos alunos durante a execução das atividades sugere indícios de uma aprendizagem significativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch (Linguagem de programação de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch (Computer program language) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física/Ensino de Física | - |
Título: dc.title | Introdução à cinemática com suporte de animações em Scratch | - |
Título: dc.title | Introduction to kinematics with support of animations in Scratch | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: