
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luciana Martha | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Regiane Moreira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:43:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:43:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/190 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100815 | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to discuss the relationship between students at the suburb of Curitiba with imaging technology, and how these images represent the daily lives of these boys and girls. For this, an experiment was performed where teens made the capture of images using pinhole, digital and analog cameras. Using the theoretical questions from Arlindo Machado, Flusser and Nestor Garcia Canclini, we start from the premise that the visual discourse is a dynamic process and is crossed by social, economic, technological, physical and cultural factors. This study will discuss how the use and appropriation of technology through technical images are captured, allowing aesthetic results in photographs and how these images represent the daily lives of adolescents. Understanding this relationship supports numerous studies founded in the Humanities. This way, it was necessary to verify what guides the object to be studied, in this case, the photography and especially the implications present in the surroundings of visual perception. Considering the pinhole photography as a tool for creating, is generated the opportunity of questioning make with technique, with the same technology. From this, the main objective is to foster discussion about determinism of so called "technical images" as well as its placement in the media apparatus. It is estimated from this study highlight the socio-cultural dimensions of technology, questioning the homologous position of the photograph as a representation of reality, and providing to teenagers photographers a reflection on the technological processes as social mediators. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo propõe discutir a relação que estudantes da periferia de Curitiba estabelecem com a Tecnologia de produção de imagens, e como essas imagens representam o cotidiano desses meninos e meninas. Para isto, foi realizado um experimento onde os adolescentes realizaram a captura de imagens utilizando as câmeras pinhole, analógicas e digitais. Utilizando as indagações teóricas de Arlindo Machado, Vilém Flusser e Nestor Garcia Canclini, partimos da premissa de que o discurso visual é um processo dinâmico e é atravessado por fatores sociais, econômicos, tecnológicos, físicos e culturais. Este estudo vai discutir como o uso e a apropriação da Tecnologia através de técnicas de captação das imagens, possibilitando resultados estéticos em fotografias e como essas imagens representam o cotidiano dos adolescentes. Compreender esta relação sustenta inúmeros estudos fundamentados dentro das Ciências Humanas. Desse modo, foi preciso verificar o que norteia o objeto a ser estudado, neste caso, a fotografia e principalmente quais as implicações presentes no entorno da percepção visual. Considerando a fotografia pinhole como uma ferramenta de criação, propondo a oportunidade de questionar o fazer com a técnica e a mesma com a Tecnologia. A partir disso, o principal objetivo é fomentar a discussão sobre o determinismo das chamadas “imagens técnicas”, assim como a sua veiculação nos aparelhos midiáticos. Estima-se com esse estudo evidenciar as dimensões sócio-culturais da Tecnologia, questionando a posição homóloga da fotografia como representação do real, e proporcionando aos adolescentes/fotógrafos uma reflexão sobre os processos tecnológicos como mediadores sociais. | - |
| Descrição: dc.description | 5000-11-25 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Photography | - |
| Título: dc.title | A prática fotográfica como construção simbólica do cotidiano de alunos da rede pública metropolitana de Curitiba | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: