Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Sidinei Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Sidinei Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Trombetta, Vanda Mari | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Karin de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Ingles, Joana Cristina da Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:43:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:43:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36195 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100653 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this project is to discuss some aspects of Children's and Young Adult Literature and its historical evolution, especially with regard to poetry aimed at young people and children in Brazil. In line with the initial proposal, we intend to discuss issues related to Modernity and how this historical movement has consequences for everyday life and, therefore, for Literature. Modernity is understood as a complex system of cultural and social factors that occurred in the 20th century, which implies a specific form of artistic manifestation and the role played by the writer, in other words, the way he positions himself and sees society and the public. This attitude has a major impact on the way in which the literary work is treated, the choices made about technique, language, whether or not to subvert current standards and the perspective from which the content is approached. The factories, the power of machines, the modern means of communication, the new facets of human exploitation by capital, misery and unrest, in this sense, imprint a different worldview of poetics, also with regard to literary production aimed at young readers. We have therefore chosen Noah's Ark as the corpus of analysis for this project. Although apparently aimed at children, we intend to show that the poems that make up this collection reach a breadth of meaning and complexity that is specific to an adult audience | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo discutir alguns aspectos referentes à Literatura Infantojuvenil e o seu processo de evolução histórica; sobretudo, no que se refere à poesia destinada a jovens e crianças brasileiras. No enlace da proposta inicial, pretendemos discutir questões relacionadas à Modernidade e como é que esse movimento histórico acarreta consequências na vida cotidiana e, portanto, na Literatura. A Modernidade é entendida como um complexo sistema de fatores culturais e sociais ocorridos no século XX, que implica uma forma específica de manifestação artística e sobre o papel exercido pelo escritor, ou seja, o modo como ele se posiciona e enxerga a sociedade e o público. Tal postura recai sobremaneira no modo de tratar a obra literária, de fazer escolhas acerca da técnica, da linguagem, de subverter ou não os padrões vigentes e da perspectiva a se abordar o conteúdo. As fábricas, a força das máquinas, os modernos meios de comunicação, as novas facetas da exploração humana pelo capital, a miséria e a agitação imprimem, nesse sentido, uma cosmovisão diferente de poética, também no que se refere à produção literária destinada aos jovens leitores. Assim, elegemos a obra A Arca de Noé, como corpus de análise deste projeto. Embora, aparentemente, endereçado às crianças, pretendemos demonstrar que os poemas que compreendem essa coletânea atingem uma amplitude de significação e complexidade própria do público adulto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernismo (Literatura) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernism (Literature) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Uma leitura para a coleção de poemas A Arca de Noé, de Vinícius de Moraes | - |
Título: dc.title | A reading of the collection of poems A Arca de Noé, by Vinícius de Moraes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: