
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.creator | Paula, Mafalda Roseli de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:43:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:43:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21684 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100646 | - |
| Descrição: dc.description | In a society where every day the presence of science and technology is gaining strength, it is hoped that science education will contribute, from the earliest years of schooling, so that the student acquires scientific knowledge and develops analysis, interpretation, reflection, communication and decision-making, which are essential to prepare you for the personal needs and longings of a constantly changing society. The general objective of this study was to highlight the use of technology in the teaching of Science in the initial years of the Barueri-SP Municipal Network, in the perception of the teachers involved. For that, a bibliographical research and a field research were carried out, through the collection and analysis of data obtained through the application of a questionnaire to teachers who work in public elementary schools. Through the results obtained, it was understood that it is necessary to build a really effective teacher training project, which the trained teacher is able to use the technologies in the most diverse contexts, since we are living a historical moment in which Science and Technology the formation of citizenship has become essential and, therefore, children cannot be left out of this process. | - |
| Descrição: dc.description | Numa sociedade onde a cada dia a presença da ciência e da tecnologia vem ganhando força, espera-se que o ensino de Ciências contribua, desde os primeiros anos de escolarização, para que o aluno adquira conhecimentos científicos e desenvolva capacidades de análise, interpretação, reflexão, comunicação e tomada de decisão, que são essenciais para prepara-lo para responder às necessidades pessoais e aos anseios de uma sociedade em constante transformação. O objetivo geral deste estudo foi destacar o uso da tecnologia no ensino de Ciências nos anos iniciais da Rede Municipal de Barueri – SP, na percepção dos docentes envolvidos. Para tanto, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionário à professores que atuam em escolas públicas de Ensino Fundamental. Mediante os resultados obtidos, entendeu-se que faz-se necessário construir um projeto de formação docente realmente eficaz, o qual o professor formado seja capaz de utilizar as tecnologias nos mais diversos contextos, pois vivemos um momento histórico em que a Ciência e a Tecnologia se tornaram essenciais a formação da cidadania e, dessa forma, as crianças não podem ficar à margem desse processo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology and children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Uso da tecnologia no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental na visão de professores da rede municipal de Barueri-SP | - |
| Título: dc.title | Use of technology in science education in the initial years of elementary school in the vision of teachers of the municipal network of Barueri-SP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: