Literatura e astronomia: a interdisciplinaridade no conto “A via-láctea” de Monteiro Lobato

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883-
Autor(es): dc.contributorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883-
Autor(es): dc.contributorGomes, Ederson Carlos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2768392223239987-
Autor(es): dc.contributorSantos, Oscar Rodrigues dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938-
Autor(es): dc.creatorPapke, Cristiano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:43:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:43:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35907-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100593-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produto educacional "Roteiro para o estudo do conto “A via-láctea” de Monteiro Lobato"-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to investigate the potential of an interdisciplinary reading guide for the short story "The Milky Way", part of the book Journey to Heaven. The methodology was qualitative and descriptive, used participant observation and was applied to eleven elementary school teachers. The workshop was structured in five stages: (1) introduction to the project and assessment of participants9 prior knowledge, (2) division of students into two groups 3 one using the reading guide and the other the short story "The Milky Way" by Monteiro Lobato, (3) creation of individual Mind Maps, (4) holding an interdisciplinary workshop, and (5) elaboration of final Mind Maps. The results indicated that students who used the reading guide presented a more organized and in-depth understanding of the content covered. The Mind Maps of these students demonstrated a greater connection between ideas, evidencing the positive impact of the interdisciplinary approach. The interdisciplinary workshop was also highlighted as an enriching experience, providing students with an integrated view of scientific and literary themes. In short, the study achieved its objectives, confirming that the use of interdisciplinary reading guides can be a valuable strategy in the educational context, capable of enriching participants' understanding and fostering more holistic and integrated learning.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo investigar as potencialidades de um roteiro de leitura interdisciplinar sobre o conto "A Via-Láctea", parte da obra Viagem ao Céu. A metodologia foi de natureza qualitativa e descritiva, utilizou a observação participante e foi aplicada a onze professores de Educação Básica. A oficina foi estruturada em cinco etapas: (1) introdução ao projeto e avaliação dos conhecimentos prévios dos participantes, (2) divisão dos alunos em dois grupos 3 um utilizando o roteiro de leitura e outro o Conto "A Via-Láctea" de Monteiro Lobato, (3) criação de Mapas Mentais individuais, (4) realização de uma oficina interdisciplinar, e (5) elaboração de Mapas Mentais finais. Os resultados indicaram que os alunos que utilizaram o roteiro de leitura apresentaram uma compreensão mais organizada e profunda dos conteúdos abordados. Os Mapas Mentais destes alunos demonstraram uma maior conexão entre as ideias, evidenciando o impacto positivo da abordagem interdisciplinar. A oficina interdisciplinar também foi destacada como uma experiência enriquecedora, proporcionando aos alunos uma visão integrada dos temas científicos e literários. Em suma, o estudo alcançou seus objetivos, confirmando que uso de roteiros de leitura interdisciplinares pode ser uma estratégia valiosa no contexto educacional, capaz de enriquecer a compreensão dos participantes e fomentar uma aprendizagem mais holística e integrada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectConto - História e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectShort story - History and criticism-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleLiteratura e astronomia: a interdisciplinaridade no conto “A via-láctea” de Monteiro Lobato-
Título: dc.titleLiterature and astronomy: interdisciplinarity in the short story “The Milky Way” by Monteiro Lobato-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.