Estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Guataçara dos-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-6234-7961-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5026078100746374-
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Guatacara dos-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-6234-7961-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5026078100746374-
Autor(es): dc.contributorBrandalise, Mary Ângela Teixeira-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-3674-5314-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3215978829755641-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728-
Autor(es): dc.creatorBronoski, Silvia Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:42:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:42:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30592-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100479-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produção técnica: O pensamento estatístico na educação infantil: observando algumas estratégias-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to analyze what contributions a teaching based on contextualized activities can bring to the initiation of the development of statistical thinking in Early Childhood Education. For this purpose, a methodoly with a qualitative approach, of an interpretive nature, was used. Thus, four teaching strategies were proposed, applied to a group of students aged between five and six years old, in a Municipal Center for Early Childhood Education in the city of Carambeí/PR. From the application of the proposed teaching strategies, we sought to verify if statistical thinking was being developed, even if initially. In order to assess the data collected during the research, Content Analysis was used. Thus, we tried to observe, during the activities developed and the students’ speeches, whether among the contentes produced, statistical thinking was present. After applying the teaching strategies, it was possible to verify that the students initially demonstrated an understanding of the process of production, tabulation and analysis of data in order to help them make more assertive decisions or seek a solution to a possible problem or question. Thus, it was concluded that the proposed strategies contributed to the initiation of the development of statistical thinking in Early Childhood Education. The research also generated pedagogical didactic material aimed at teachers who are interested in initiating the development of statistical thinking since Early Childhood Education.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa objetivou analisar quais contribuições um ensino pautado em atividades contextualizadas pode trazer para a iniciação ao desenvolvimento do pensamento estatístico na Educação Infantil. Para tanto, utilizou-se uma metodologia com enfoque qualitativo, de cunho interpretativo. Assim, foram propostas quatro estratégias de ensino, aplicadas em uma turma de alunos que apresentam faixa etária entre cinco e seis anos de idade, em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Carambeí/PR. A partir da aplicação das estratégias de ensino propostas, buscou-se verificar se o pensamento estatístico estava sendo desenvolvido, ainda que inicialmente. Para realizar a apreciação dos dados coletados durante a pesquisa foi utilizada a Análise de Conteúdo. Assim, procurou-se observar, durante as atividades desenvolvidas e as falas dos alunos, se entre os conteúdos produzidos, o pensamento estatístico se fez presente. Após a aplicação das estratégias de ensino, foi possível verificar que os alunos demonstraram compreender inicialmente, o processo de produção, tabulação e análise dos dados no intuito de auxiliá-los a tomar decisões mais assertivas ou buscar solução para um possível problema ou questionamento. Assim, concluiu-se que as estratégias propostas contribuíram para a iniciação ao desenvolvimento do pensamento estatístico na Educação Infantil. A pesquisa também gerou um material didático pedagógico direcionado a professores que apresentam interesse em iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico desde a Educação Infantil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEstatística-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectStatistics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleEstratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil-
Título: dc.titleStrategies to begin the development of statistical thinking in child education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.