Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pelisson, Luiz Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Pelisson, Luiz Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Setti, Mariangela de Oliveira Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Fabiano Scriptore de | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Diego Mamprim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:42:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:42:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32684 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100465 | - |
Descrição: dc.description | Mastery of bureaucratic activities brings advantages, in addition to formalizing and getting involved in the processes of a work circle. We are inserted within a public institution, such as the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) if it is necessary that we fulfill ourselves more and more committed not less time and using less resources, returning more effective. To master and evolve processes, it is necessary to manage the processes involved and Business Process Management (BPM) meets this need by mapping and analyzing processes. This fisherman sees map, analyze and maintain the knowledge of the processes of the Bachelor’s program in Information Systems (BSI) of UTFPR, understanding, efficiently, returning more effectively and managing all the knowledge generated by the Professor Responsible for the Internship Activity (PRAE) and while working, using computer hardware for this film. Thus, it was defined that the development of a system specific to the PRAE can observe that the potential savings in time and effort of the actors involved is effectively constituted for the process of this era as a whole, each time it passes to term Trust, fluency and agility through document procedures. | - |
Descrição: dc.description | A padronização de atividades burocráticas tem vantagens, bem como formalizar e tornar impessoal os processos de uma rotina de trabalho. Porém dentro de uma instituição pública, como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) se faz necessário que sejam cumpridos cada vez mais compromissos no menor tempo e utilizando a menor quantidade de recursos, tornando mais eficaz. Para se padronizar e evoluir os processos, é necessário o gerenciamento dos processos envolvidos e o Business Process Management (BPM) satisfaz essa necessidade com o mapeamento e análise dos processos. Esta pesquisa-ação visa mapear, analisar e manter o conhecimento dos processos do programa de estágio de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da UTFPR, conhecendo-os, melhorando, tornando mais eficaz e gerenciando todo o conhecimento gerado pelo Professor Responsável pela Atividade de Estágio (PRAE) e durante o trabalho, utilizando de ferramentas computacionais para este fim. Assim foi definido que o desenvolvimento de um sistema próprio para o PRAE pode-se observar que a economia potencial em tempo e esforço dos atores envolvidos se constiui em ganho efetivo para o processo de estágio como um toda, uma vez que se passa a ter mais confiabilidade, fluidez e agilidade nos trâmites de documentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Sistemas de Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de estágio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle de processo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internship programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Process control | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Análise dos processos e gestão do conhecimento do programa de estágio do departamento de informática da UTFPR | - |
Título: dc.title | Analysis of processes and knowledge management of the internship program at the department of computing at UTFPR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: