Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Malassise, Regina Lúcia Sanches | - |
Autor(es): dc.contributor | Malassise, Regina Lúcia Sanches | - |
Autor(es): dc.contributor | Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano | - |
Autor(es): dc.contributor | Tondato, Rogério | - |
Autor(es): dc.creator | Wakabayashi, Danilo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:42:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:42:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30492 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100451 | - |
Descrição: dc.description | Several researches indicate that there is a lack of financial education among Brazilians, and one of the causes is the lack of education and financial literacy, in which people end up mismanaging their personal finances, which consequently ends up affecting their quality of life. In Higher Education, specifically in Production Engineering, developing financial education skills becomes fundamental for the development of skills applied in organizational daily life. The objective of this research is to verify whether the mandatory matters related to finances contribute to the acquisition of financial knowledge of students. This research was carried out using the survey method, which consists of collecting and analyzing data through direct interrogation, where a 26-question questionnaire was applied to Production Engineering students. From the results obtained, it is noted that the course contributes to the acquisition of financial knowledge by students, in which students in the final periods presented a higher rate of correct answers regarding the topic of financial knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Diversas pesquisas indicam que há uma ausência de instrução financeira dos brasileiros, e uma das causas é a ausência de educação e alfabetização financeira, no qual as pessoas acabam fazendo uma má gestão de suas finanças pessoais, o que consequentemente acaba afetando a qualidade de vida delas. No Ensino Superior, especificamente na Engenharia de Produção, desenvolver as habilidades de educação financeira torna-se fundamental para o desenvolvimento de competências aplicadas no cotidiano organizacional. O objetivo desta pesquisa é de verificar se as matérias obrigatórias referentes a finanças contribuem para aquisição de conhecimento financeiro dos alunos. Essa pesquisa foi realizada utilizando o método survey, que consiste na coleta e análise de dados por meio da interrogação direta, onde foi aplicado um questionário de 26 perguntas com os alunos de Engenharia de Produção. Dos resultados obtidos notou-se que o curso contribui para a aquisição de conhecimentos financeiros dos alunos, no qual os alunos dos períodos finais apresentaram taxa de acerto superior a 34% nas respostas referente ao tema de conhecimentos financeiros se comparado com os alunos dos períodos iniciais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finanças pessoais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finance, Personal | - |
Palavras-chave: dc.subject | College students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Production engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | Diagnóstico do conhecimento em finanças pessoais dos alunos de engenharia de produção da UTFPR Câmpus Londrina | - |
Título: dc.title | Diagnosis of personal finance knowledge of production engineering students at UTFPR Campus Londrina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: