Metodologias no processo de ensino-aprendizagem jurídico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.contributorLima, Ivone Teresinha Carletto-
Autor(es): dc.contributorOttobelli, Ivonei-
Autor(es): dc.contributorPereira, Luciana Boemer Cesar-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ronaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:42:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:42:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36079-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100449-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to reflect on the use of methodologies - methods and techniques - in legal teaching. A quantitative and qualitative approach was used, through a literature review on the history of the establishment of law courses in Brazil and their pedagogical trends. As a turning point, a case study was applied to law students at a public university in Paraná, capturing their perceptions of the importance of methods and techniques for the teaching and learning process. It was observed, through of law students, that even in the face of various curricular and pedagogical curricular and pedagogical transformations, there is still a preference for the traditional liberal pedagogical model in legal teaching and learning.-
Descrição: dc.descriptionEste texto tem como objetivo reflexionar o uso de metodologias – métodos e técnicas - no ensino jurídico. Utilizou-se uma abordagem quanti-qualitativa, por meio de uma revisão literária sobre a história da instituição dos cursos de Direito no Brasil e suas tendências pedagógicas. Como ponto de inflexão, foi realizado um estudo de caso aplicado a estudantes de Direito de uma universidade pública paranaense, captando as percepções sobre a importância dos métodos e técnicas para o processo de ensino e aprendizagem. Observou-se, por meio de uma valoração dos estudantes de Direito, que mesmo diante várias transformações curriculares e pedagógicas, mantem-se uma preferência pelo modelo de pedagógica tradicional liberal no ensino e aprendizagem jurídica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleMetodologias no processo de ensino-aprendizagem jurídico-
Título: dc.titleMethodologies in the legal teaching-learning process-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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