Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luciana Martha | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9969574876271040 | - |
Autor(es): dc.contributor | Merkle, Luiz Ernesto | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Luis Carlos dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Salgado, Luiz Antonio Zahdi | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luciana Martha | - |
Autor(es): dc.creator | Kumoto, Rafael Togo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:42:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:42:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2031 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100442 | - |
Descrição: dc.description | In this work, we aim to analyze a range of imagery, auditory and hypermediatic mediation processes in the video production of the sessions, understood as a circuit of video publications on YouTube website. Inspired by early productions like french blog La Blogothèque’s Take Away Shows and the Black Cab Sessions, designed by British video maker Jono Stevens, the sessions present recordings of improvised, musical acts in places unusual to musical performance, like public monuments, kitchens, classrooms, subways, boats and high traffic areas. Based on the premise that video is far from portraying a faithful reproduction of reality, thus implying processes of translation and representation of events to images and sounds – moreover, implying their circulation on platforms focused on publishing and sharing videos –, our argument takes shape in three stages: first, through the study of visual and auditory perception, basing ourselves on E.H. Gombrich’s inferential theories to comprehend the phenomenon of interpreting light emissions and sound modulations (both constituents of videographic communication) as active processes, based on our expectations, experiences and view of things. Afterwards, we observe the system where the sessions are based on through the exploration of several YouTube features that reinforce its status as a content-aggregator platform; we also present in greater detail some recurring features shared by producers associated with the observed circuit. In a third step, we organize our analysis based on its aspects of expression, content and participation and relevance, by identifying some characteristics considered relevant, such as other media and artistic languages’ traces of visuality, recurring representation themes and participation profiles of the collectives. This way, we can argue that behind the apparent notion of chance, improvisation and informality expressed by the solutions adopted in the sessions’ materialization processes lies a close relationship between the different ways of performing, producing and circulating music communicated in the depicted scenes, and the values and views of things of those who participate in a greater or lesser degree of negotiation inherent to the circuit – including bands and artists, video makers, sound engineers, viewers and sponsoring entities. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, buscamos analisar uma série de processos de mediação imagética, auditiva e hipermidiática na produção videográfica das sessions, compreendida enquanto circuito de publicações de coletivos cadastrados na plataforma do website YouTube. Inspiradas em produções pioneiras como os Take Away Shows, do blog francês La Blogothèque, e as Black Cab Sessions, idealizadas pelo videasta britânico Jono Stevens, as sessions apresentam registros de performances musicais improvisadas em locais inusitados à prática musical, como monumentos públicos, cozinhas, salas de aula, metrôs, barcas e espaços de grande circulação de pessoas. Com base na premissa de que o vídeo, longe de representar um registro fiel da realidade, implica em processos de tradução e representação dos acontecimentos em imagens e sons – colocados em circulação, por sua vez, em plataformas voltadas à publicação e compartilhamento de vídeos –, desenvolvemos nossa argumentação em três momentos: primeiramente, por meio do estudo da percepção visual e auditiva, buscando nas teorias inferenciais de E.H. Gombrich a compreensão dos fenômenos de interpretação de emissões luminosas e modulações sonoras (constituintes da comunicação videográfica) enquanto processos ativos, baseados em nossas expectativas, vivências e visões de mundo. Em seguida, observamos o sistema no qual as sessions se inserem, por meio da exploração das diversas funcionalidades do YouTube que reforçam a sua condição de plataforma agregadora de conteúdo – apresentando também com maiores detalhes algumas das características mais recorrentes nos diversos perfis de produtores e produtoras do circuito observado. Em um terceiro momento, organizamos nossa análise com base em seus aspectos expressivos, de conteúdo e de participação e relevância, por meio da identificação de características consideradas importantes, tais como rastros de visualidades provenientes de outras mídias e linguagens artísticas, temáticas recorrentes de representação e perfis de participação dos coletivos. Com isso, podemos observar que, por trás da noção aparente de acaso, improviso e informalidade expressa pelas soluções adotadas na materialização das sessions, jaz uma estreita relação entre os distintos modos de performatizar, produzir e circular música comunicados nas cenas retratadas e os valores e visões de mundo daqueles(as) que participam em maior ou menor grau dos processos de negociação inerentes ao circuito – entre eles, bandas e artistas, videastas, operadores(as) de som, público espectador e entidades patrocinadoras. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gravações de vídeo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cantores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Video recordings | - |
Palavras-chave: dc.subject | Singers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Título: dc.title | Colecionando músicas com uma câmera: mediações audiovisuais e hipermidiáticas na produção artística das sessions do YouTube | - |
Título: dc.title | Collecting songs with a camera: hypermediatic and audiovisual mediations in the artistic production of YouTube’s sessions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: