O ensino sobre mudanças climáticas com enfoque CTSA na perspectiva da educação ambiental crítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorJacinski, Edson-
Autor(es): dc.contributorHeggler, João Marcos-
Autor(es): dc.creatorMachado, Carla Cristina Katerenhuk-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Larissa Stefani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:42:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:42:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36884-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100433-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produção técnica: Desvendando as mudanças climáticas-
Descrição: dc.descriptionThis work involved an investigation into the teaching of climate change in a Science, Technology, Society and Environment approach, from the perspective of Critical Environmental Education. The subject of climate change has controversial and current aspects, with opposing and divergent views, instigating various debates and discussions that add to science teaching. The aim of the research involved evaluating data on climate change from a Science, Technology, Society and Environment perspective linked to critical environmental education. The methodology developed in the research is classified as qualitative, with the elaboration and application of a learning sequence with data collection through questionnaires for the participating students, in order to evaluate and adapt the material developed in relation to a STS education. A textbook was produced for 7th grade science students on climate change, with didactic activities and explanatory texts elucidating the proposed theme, designed to be used both in person and remotely. After carrying out this research, together with the data collected, the students' difficulties with the subject of climate change were perceived and with this a debate and awareness of the subject was developed, instigating them to seek solutions to problems encountered in the social context, through an interdisciplinary approach, providing a change in habits with a view to improving the quality of life, enabling autonomy.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho envolveu uma investigação a respeito do ensino sobre mudanças climáticas em uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. O tema mudanças climáticas apresenta aspectos controversos e atuais, com visões opostas e divergentes, instigando vários debates e discussões que agregam ao ensino de Ciências. O objetivo da pesquisa envolveu a avaliação de dados sobre mudanças climáticas na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente atrelado à educação ambiental crítica. A metodologia desenvolvida na pesquisa se classifica como qualitativa, com a elaboração e aplicação de uma sequência de aprendizagem com coleta de dados por meio de questionários para os alunos participantes, de modo a avaliar e adequar o material desenvolvido em relação a uma educação CTS. Realizou-se um caderno didático para alunos de Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental, sobre as mudanças climáticas, com atividades didáticas, textos explicativos elucidando o tema proposto, sendo elaborado para ser utilizado tanto presencialmente como no ensino remoto. Após a realização da presente pesquisa, juntamente com os dados coletados, percebeu-se as dificuldades dos alunos com o tema mudanças climáticas e com esse se desenvolveu um debate e sensibilização sobre o tema, sendo instigados a buscar soluções para problemas encontrados no contexto social, por meio de uma abordagem interdisciplinar, proporcionando mudança de hábitos com vistas à melhoria da qualidade de vida, possibilitando a autonomia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ensino-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMudanças climáticas-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectClimatic changes-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleO ensino sobre mudanças climáticas com enfoque CTSA na perspectiva da educação ambiental crítica-
Título: dc.titleTeaching climate change with a STSE approach from the perspective of critical environmental education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.