Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Thais Luisa Deschamps | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9066-9792 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0615140037497988 | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Thais Luisa Deschamps | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9066-9792 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0615140037497988 | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Elaine Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8074-7192 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8971733063019157 | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva Junior, Nelson | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5756-9423 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5408032963230708 | - |
Autor(es): dc.creator | Mainardes, Alan Vaz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:42:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:42:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37636 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100386 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Oficina: sons que educam | - |
Descrição: dc.description | The difficulty of engaging students in the classroom when working with Socioscientific Issues (SSI) is a persistent challenge for educators, often exacerbated by the predominant use of traditional methodologies. Additionally, the limited exposure to SSI during the training of future science teachers highlights the need to rethink these pedagogical practices. This research aims to develop and validate a pedagogical workshop that uses songs as a tool to discuss SSI, with the goal of equipping future teachers to integrate these topics more dynamically and meaningfully into their teaching practices. The workshop was conducted with fifth-semester students of the Biological Sciences program at UTFPR and included activities such as a focus group, expository phases, student presentations, and an evaluation questionnaire. As a result of the research, a pedagogical product was developed in the form of an interactive document, providing educators with a practical guide for using songs in the classroom. The material contains detailed instructions, examples of activities, and suggestions on how to integrate SSI with musical content, allowing teachers to adapt the practices according to the level and needs of their students. It is expected that both the workshop and the developed product will contribute to a more critical and engaged teacher training process, promoting the use of innovative methodologies and the appreciation of national culture in science education. | - |
Descrição: dc.description | A dificuldade de engajar estudantes em sala de aula ao trabalhar com Questões Sociocientíficas (QSC) é um desafio persistente para educadores, frequentemente agravado pelo uso predominante de metodologias tradicionais. Além disso, o escasso contato com QSC durante a formação de futuros professores de ciências ressalta a necessidade de repensar essas práticas pedagógicas. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver e validar uma oficina pedagógica que utiliza canções como ferramenta para discutir QSC, com o intuito de capacitar futuros docentes a integrar esses temas de forma mais dinâmica e relevante em suas práticas de ensino. A oficina foi aplicada a estudantes do 5º período do curso de Ciências Biológicas da UTFPR, abrangendo atividades como grupo focal, etapas expositivas, apresentações dos estudantes e um questionário de avaliação. Como resultado da pesquisa, foi desenvolvido um produto pedagógico na forma de um documento interativo, que fornece aos educadores um guia prático para a aplicação das canções em sala de aula. O material contém instruções detalhadas, exemplos de atividades e sugestões de como integrar QSC com conteúdos musicais, permitindo que os docentes adaptem as práticas conforme o nível e as necessidades de seus alunos. Espera-se que tanto a oficina quanto o produto desenvolvido contribuam para a formação docente mais crítica e engajada, promovendo o uso de metodologias inovadoras e a valorização da cultura nacional no ensino de ciências. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Songs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Sons que educam: explorando as potencialidades das canções para abordar questões sociocientíficas no ensino de ciências | - |
Título: dc.title | Sounds that educate: exploring the potential of songs to address socio-scientific issues in science education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: