Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Xavier, Claudia Regina | - |
Autor(es): dc.creator | Grein, Adriane Cristina Veigantes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:42:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:42:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-05-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1158 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100385 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Sugestão de roteiro de atividades para o clube de ciências | - |
Descrição: dc.description | The participation of students in Science Clubs, is an opportunity to develop their curiosity and Science spirit. To the teacher is a possibility to develop several projects and themes, which inflexible curricula sometimes would not allow. This work presents a study of the critical, analytic and scientific development of the students from final grades of Elementary School from Olavo Bilac School in Cantagalo – PR, for their participation in a Science Club. This club is in the mentioned school, and attends the Program of Complementary Course in After School Activities, of the State Department of Education. The research conducted at the Science Club, have used several activities, such as group work, video presentations, conduction of experiments and the use of world wide web. In the dissertation of this work, it has presented what a Science Club is and means, and which is its role, and importance to the teaching of subjects, taking into account the Theory of Meaningful Learning. In addition, it is conducted an approach about interdisciplinary and the importance of experimentation. The theme chosen for study was Material Analysis in a sustainable perspective. The materials analyzed were paper, glass, plastic and metal in a qualitative way and participant research. Data were collected through a questionnaire before carrying out the activities and another after. A preliminary analysis of the responses revealed little knowledge and scientific vocabulary as well as a moderate and lacking critical arguments, and little analytical about the origin and type of materials they knew. The final questionnaire has shown that the Club has contributed to the development of students in an interdisciplinary perspective and meaningful learning through changes in thinking and attitudes of the participants. | - |
Descrição: dc.description | A participação dos alunos em um Clube de Ciências representa uma oportunidade de desenvolver sua curiosidade e seu espírito científico. Para o professor, representa a possibilidade de realizar diversos projetos e temas que, muitas vezes, a rigidez curricular não favorece. Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento crítico, analítico e científico de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Olavo Bilac, de Cantagalo – PR, por sua participação em um Clube de Ciências. Este Clube funciona na referida escola, atendendo ao Programa de Atividade Complementar Curricular em Contraturno da Secretaria de Estado da Educação. A pesquisa desenvolvida no Clube de Ciências utilizou atividades variadas, como trabalhos em grupo, apresentações de vídeos, realização de experimentos e uso da rede mundial de computadores (internet). Apresenta-se no texto desta dissertação o que são os Clubes de Ciências e qual é sua função e importância para o ensino das disciplinas, levando em conta a Teoria da Aprendizagem Significativa. Também faz-se uma abordagem sobre a interdisciplinaridade e a importância da experimentação. O tema escolhido para o estudo foi Análise de Materiais, numa perspectiva de sustentabilidade. Os materiais analisados foram papel, vidro, plástico e metal. A pesquisa foi qualitativa na modalidade pesquisa participante. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário antes da realização das atividades e outro depois. A análise das respostas preliminares revelou pouco conhecimento e vocabulário científico, além de uma crítica moderada e carente de argumentos e pouco analíticas quanto à origem e tipo de materiais que eles conheciam. O questionário final permitiu verificar que o Clube contribuiu para o desenvolvimento dos alunos numa perspectiva de interdisciplinaridade e aprendizagem significativa, através de mudanças no pensamento e nas atitudes dos participantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clubes de ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science clubs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materials - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de senso crítico, analítico e científico em alunos participantes de clube de ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: