
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalez, Mirian Maria Andrade | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Lilian de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:42:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:42:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7362 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100284 | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to analyze the Registers of Semiotics Representation (RRS) used by students to solve open-ended questions related to first-degree functions. In order to reach this, data were collected by the application of an instrument composed by open-ended questions. To solve them, students had to make treatments and conversions of RRS. This instrument was administered to students in a class of first year of an undergraduate course of Mathematics from the Federal University of Technology -Paraná-Campus Cornélio Procópio, in order to verify the different registers of representation used by students, conversions and treatments performed by them in dealing with the proposed questions. As the main results, it was found that the facility is increased when students use treatments of RRS. With regard to the conversion of RRS, it was found that the major facility exists when students have to convert RRS from natural language to RRS in sets form. It is important to say that the RRS more used –and the more frequently correct –was numeric RRS. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo analisar os Registros de Representação Semiótica (RRS) utilizados por alunos para resolver questões discursivas de matemática relacionadas ao conteúdo de Função Afim. Para isso, foi elaborado um instrumento de coleta de dados composto por questões discursivas que solicitavam ao aluno a realização de tratamentos e conversões de RRS para sua resolução. Este instrumento foi aplicado aos alunos de uma turma do primeiro semestre da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio, com o objetivo de verificar os diferentes registros de representação utilizados pelos alunos, as conversões e tratamentos realizados por eles ao lidarem comas questões propostas. Nesta pesquisa, verificou-se que a facilidade é maior quando os alunos fazem tratamentos. No que se refere à conversão de RRS, pode-se observar também que existe maior facilidade quando há conversão de RRS da língua natural para o RRS em forma de conjunto. É importante destacar que o RRS mais utilizado – e o mais frequentemente correto – na resolução das questões pelos alunos foi o RRS numérico. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Título: dc.title | Análise de registros de representação semiótica de função afim | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: