Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Winfield, Claudia Marchese | - |
Autor(es): dc.contributor | Winfield, Claudia Marchese | - |
Autor(es): dc.contributor | Parise, Lourdes Terezinha Graebin | - |
Autor(es): dc.contributor | Dagios, Marcele Garbin | - |
Autor(es): dc.creator | Maciel, Giulia Maitê | - |
Autor(es): dc.creator | Sartori, Sara Cristina Lavandoski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:42:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:42:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34137 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100268 | - |
Descrição: dc.description | This final paper addresses the theme of bilingualism in a context of language teaching in Brazil through the analysis of a bilingual teaching project and its respective didactic material implemented in a context of Early Childhood Education in the private sector in the southwestern region of Paraná. From a theoretical point of view, a review of the relevant guiding documents for this theme in the school curriculum is presented, in addition to offering a brief review of concepts related to bilingualism. This text explores discussions about bilingualism in Brazil, also introduces the concept of translanguaging and analyzes the theme in documents from the Ministry of Education and the National Book and Didactic Material Program (PNLD). This paper presents a qualitative analysis of the didactic material used in the Bilingual Education Project – MEPIL (Mendes, 2023), which focuses on the Portuguese-English language pair. Initially, the analysis focuses on the project implemented in a private kindergarten. Subsequently, a mapping of the activities proposed in the material was carried out, considering the Fields of Experience present in the National Common Curricular Base (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) (Brazil, 2018), as well as aspects of translanguaging. Thus, based on the analysis, it was possible to confirm the presence of the BNCC Fields of Experience proposed for Early Childhood Education and aspects of the translingual approach in both: in the Bilingual Education Project Early Childhood Education, Elementary and Secondary: Interactive and Playful Plurilingual Methodology (MEPIL) and in the corresponding didactic material, the Kids School III textbook. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso aborda o tema do bilinguismo em um contexto de ensino de línguas no Brasil por meio da análise de um projeto de ensino bilíngue e seu respectivo material didático implementados em um contexto da Educação Infantil no setor privado na região do sudoeste do Paraná. Sob o ponto de vista teórico, apresenta-se uma revisão dos documentos norteadores relevantes para esse tema no currículo escolar, além de se oferecer uma breve revisão de conceitos relacionados ao bilinguismo. O texto explora discussões sobre o bilinguismo no Brasil, também introduz o conceito de translinguagem e analisa o tema em documentos do Ministério da Educação e do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O trabalho apresenta uma análise qualitativa do material didático utilizado no Projeto de Educação Bilíngue – MEPIL (Mendes, 2023), que se concentra no par linguístico português-inglês. Inicialmente, a análise se volta para o projeto implementado em uma escola de Educação Infantil da rede privada. Subsequentemente, foi feito um mapeamento das atividades propostas no material, considerando os Campos de Experiência presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), assim como aspectos da translinguagem. Assim, com base na análise, foram constatados a presença dos Campos de Experiência da BNCC propostos para a Educação Infantil e aspectos da abordagem translíngue em ambos: no Projeto De Educação Bilíngue Educação Infantil, Fundamental e Médio: Metodologia Plurilíngue Interativa e Lúdica (MEPIL) e no material didático correspondente, o livro didático Kids School III. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilingüismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilingualism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Ensino bilíngue: uma análise do material didático de inglês utilizado em um projeto piloto na educação infantil | - |
Título: dc.title | Bilingual teaching: an analysis of the english didactic material used in a pilot project in early childhood education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: