Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
Autor(es): dc.creator | Macedo, Silvana Aparecida Ribeiro Candido De | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:41:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:41:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35555 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1100240 | - |
Descrição: dc.description | This course completion work addresses literacy training for children with ASD (Autism Spectrum Disorder), explaining its importance and mainly how it is done and what learning methods are used. Therefore, the objective was to verify and evaluate the ways of applying these methods to autistic students. The methodological procedures used characterize an exploratory bibliographical research, as it was based on literature based on authors such as Miotto, Nascimento, Cavaco, sanches, and others who wrote about literacy methods that provide autistic students with the ability to develop their own skills. Through this research it can be observed that in the classroom it is possible to insert the methods of the literacy process for autistic students, in order to diagnose, evaluate, and develop better work strategies that help them in their personal development and later in the evolution of speech. It was observed that the literacy method has a relevant role in advancing the development of autistic students. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso aborda a alfabetização de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), expondo sua importância e principalmente como ela é feita e quais métodos de aprendizagem são utilizados. Sendo assim, teve como objetivo verificar e avaliar as formas de aplicação desses métodos nos alunos autistas. Os procedimentos metodológicos utilizados caracterizam uma pesquisa bibliográfica exploratória, pois obteve fundamentação na literatura embasada nos autores como Bastos, Nascimento, Sanches, Cavaco, e outros que escreveram sobre os métodos de alfabetização que proporcionam ao aluno autista a capacidade de desenvolver habilidades próprias. Através desta pesquisa pode-se observar que em sala de aula é possível inserir os métodos do processo alfabetizador dos alunos autistas, para assim diagnosticar, avaliar, elaborar melhores estratégias de trabalho que os auxiliem no seu desenvolvimento pessoal e posteriormente na evolução da aprendizagem. Observou-se que o método de alfabetização tem um papel relevante no avanço do desenvolvimento do aluno autista. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Austism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Alfabetização de alunos autistas: uma análise sob a ótica do processo ensino aprendizagem | - |
Título: dc.title | Literacy autistic students: na analysis from the perspective of the teaching learning process | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: